fbpx

Você sabe o que é Crowdfunding?

Você sabe o que é Crowdfunding?

Quantas vezes você já teve uma boa ideia, mas foi barrado? Seja por falta de apoio, de verba, ou de coragem mesmo! Pois é, nem sempre temos meios para investirmos em nossos sonhos, mas hoje, apresento uma novidade motivadora para mexer com você, parceiro do blog Ideia de Marketing!

Crowdfunding, já tinha ouvido falar? Não? Mas não se assuste! Ele é um termo bem conhecido popularmente, por mim e por você (por nós então, nem se fala!). Com certeza já recorremos a ele muitas vezes, ou melhor, ela! Eis a famosa “vaquinha”.

A velha vaquinha se organizou, mudou de nome, ganhou uma versão moderna e foi parar na internet, é o Crowdfunding! De forma bem simples, é o termo que traduz iniciativas de financiamento colaborativas, ou se preferir, “financiamento pela multidão”. O objetivo é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, colaborando com a viabilidade de uma ideia. Este inovador mecanismo vem ajudando pessoas no mundo todo a promover o desenvolvimento social por meio de projetos pessoais ou profissionais, como livros, peças de teatro, pesquisas científicas, documentários e até curtas metragens.

Funciona de um jeito bem prático: Uma ideia fica exposta por um período pré determinado, bem como a verba necessária para que ela aconteça. No final do prazo, se a ideia atingiu o valor estipulado o criador recebe o incentivo financeiro, se não, nada feito! Agora se ultrapassar o valor indicado, é dinheiro no bolso a mais, uma ajudinha extra pra fazer o projeto acontecer! Quem incentiva faz porque gosta e se identifica com o seu projeto. E assim há duas partes ganhando: a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco, ou então, uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o que você sonha, através de pessoas que se disponibilizem a te ajudar.

Nos Estados Unidos, o site Kitcherstarter já arrecadou cerca de US$ 35 milhões para mais de 14 mil iniciativas. No Brasil o projeto ainda é novo, a maioria dos projetos dos sites de crowdfunding é voltado para área artística. Um exemplo foi a banda Ganeshas, que conseguiu arrecadar em um site especializado o que faltava para fechar o orçamento de seu terceiro clipe. Com muita criatividade, até um jantar romântico com um integrante da banda foi ofertado em troca de um “troco”, o que não teve sucesso, mas entre outras estratégias criativas da banda o retorno aconteceu, e eles conseguiram o investimento!

CROWDFUNDING é tecnologia em parceria com a responsabilidade social!

Depois desta leitura, que tal você aproveitar para promover ideias que melhorem sua vida, seu trabalho, seu bairro, sua cidade e até mesmo seu país, por que não?!

Nos sites como incentivador.com.br, catarse.me, movere.me, motive.me, multidão.art.br e sensoincomum.com.br você encontra maiores informações.

Só depende de você, estamos a um clique de concretizar uma grande ideia!

Mãos à obra?

0

Juliana da Matta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *