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Agrega valor?

Agrega valor?

Quem nunca se viu à frente de uma discussão sobre o futuro do jornal impresso, das lojas tradicionais de varejo, da televisão e etc?

Todas essas discussões são alimentadas por um “vilão” chamado Internet! Esse fenômeno de massa trouxe uma nova realidade para o nosso ambiente social. A Internet funciona como um grande holofote que joga a sua luz pela nossa empresa, iluminando cada canto, cada história…

Este fator incrustado na convergência tão característica a este meio que faz com que todas as outras mídias (Rádio, TV, Jornal, Revista) sintam necessidade de marcar presença na rede mundial de computadores, trazendo um efeito novo ao nosso cotidiano, consequentemente, traz à tona as indagações levantadas no início deste texto.

E como resposta, eu gostaria de oferecer uma pergunta: agrega valor?

Esta é uma ótima pergunta para quando você estiver analisando uma cadeia de suprimento. E acredito que você já tenha entendido o porquê desta pergunta. Em uma economia tão dinâmica, onde as pontes podem ser quebradas com um único clique, se o elo ao qual a sua empresa pertence não oferecer um adicional de valor, não criar relevância, e continuar com a velha mentalidade de mediador de compra ou tirador de pedido, a Internet lhe trará muitas más notícias!

Há muito tempo se sabe que a sua empresa é tão forte quanto o seu elo mais fraco, e neste caso, o elo mais fraco consiste na irrelevância, na falta de diferença entre o consumidor adquirir o produto ou serviço da sua empresa, do seu concorrente, ou direto do fabricante. Também gostaria de lembrar aqui que nem tudo o que é diferente se resume em um diferencial.

Um diferencial é percebido pelo seu cliente (e não pelo proprietário ou gerente da própria empresa). Diferencial é algo que a concorrência DIFICILMENTE conseguirá copiar, ela trará relevância ao seu elo da cadeia de suprimento e você poderá olhar para este que lhe fala, e quando eu lhes trouxer minha indagação, você possa responder sem a menor dúvida: SIM!

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Rodrigo Fukunaru

Um comentário em “Agrega valor?

  1. Muito bacana o post.
    Às vezes o gerente pensa em tudo, bola estratégias “mirabolantes”, mas esquece do principal: perguntar ao cliente o que ele deseja. Ouvir e atender ao pedido é um diferencial, pois enquanto as demais empresas estão ocupadas demais imaginando aquilo que poderá satisfazer o consumidor, a empresa pode investir em criar aquilo que já sabe ser necessário – e o melhor, a pedido do seu mercado consumidor!

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