CAPA
Quando: 09 e 10 de junho
Hora: 10h às 18h
Onde: São Paulo

Arquétipos, comportamento e consumo em São Paulo 3ª edição

Toda grande marca, a exemplo de Nike, Natura, Dolce & Gabanna, Apple, Starbucks, Peugeot etc., possui arquétipos em seus produtos, design, marketing e comunicação. Marcas que têm consciência de seu arquétipo dominante detêm maior capacidade de criar significados que ultrapassem a barreira da razão atingindo o nível instintivo e inconsciente dos consumidores – alémde conquistar o imaginário social. O arquétipo atua como princípio organizador de marcas e produtos, oferecendo inspiração, estrutura, coerência e significado para seus consumidores e clientes, para a cultura e para a sociedade. Com base na Psicologia e na Antropologia do Consumo, o curso pretende demonstrar pesquisas com arquétipos; como construir comunicação de marcas e produtos eficazmente, atingindo o inconsciente coletivo do público-alvo; e como transformar produtos e marcas em meios simbólicos de expressão de identidades.

Parte 1 – Percepção e consumo

  • Como percebemos o que somos;
  • Identidade, cultura e consumo;
  • Breve histórico do consumo;
  • Quem dá as cartas? Como marcas criam o imaginário social
    e produtos expressam nossa identidade?;
  • O inconsciente coletivo, emoções e o trunfo das marcas.

Parte 2 – Psicologia, arquétipos e narrativas nos produtos, marcas e comunicação

  • Símbolos, Arquétipos e Psicologia Analítica;
  • A importância dos Arquétipos para as marcas e produtos;
  • Arquétipos versus cultura e arquétipos versus instintos;
  • Narrativas: mitos, contos e storytelling;
  • Branding, design e os objetos encantados.

Parte 3 – Mitos contemporâneos e propagandas

  • O mito do Herói, de Afrodite e Ártemis;
  • O arquétipo da Grande-Mãe, do Cara comum, do Fora-da-Lei, do Explorador, entre outros;

Parte 4 – Arquétipos, pesquisa e tendências

  • Arquétipos, tendências de comportamento e coolhunting.
  • Prática.

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Facilitador: Felipe Machado

Mestre em Design pela UFSC, especialista em Psicologia Analítica e em Antropologia Cultural, ambos pela PUCPR, e Graduado em Design Gráfico pela UTFPR. Possui cursos extracurriculares em Design Thinking, Identidade Visual, Coolhunting, Psicologia do Consumidor, Antropologia do consumo, Pesquisa de Mercado, Mitologia, Storytelling, Design emocional, dentre outros. Atuou como Editor de Arte na Pró-Reitoria de Pesquisa da PUCPR, e, hoje, é consultor de marca para pequenas e médias empresas. Em parceria com a Anima Trends, já trabalhou com pesquisa de comportamento e consumo para Vivo, Prefeitura de Curitiba, Hipermercados Condor, O Boticário etc. No campo acadêmico, pesquisa a relação cultural, simbólica e identitária entre consumidores e objetos, produtos e marcas, e suas influências para o inconsciente coletivo. Produziu cursos e palestras sobre arquétipos, marcas, comportamento, consumo e tendências para Lemon School, PUCPR, TECPUC, UDESC, GRPCOM, Vilaj Coworking, Evento, Share UNISINOS, Unicuritiba, UFSC, FFM, Ideia de Marketing, entre outros. Atualmente faz parte do corpo docente das especializações Gestão de Tendências e Coolhunting (PUCPR); Visual Merchandising (PUCPR); Pesquisa e Comunicação de Moda (Univali) e do MBA Marketing Digital (Univali).

Indicado para:

Alunos, empresários e profissionais de administração, marketing, moda, comunicação, publicidade, branding, designers, entre outros. Qualquer  pessoa que tenha interesse na relação entre psicologia, inconsciente coletivo, antropologia, arquétipos, consumo, propagandas, marcas, produtos, identidade, culturas, tendências…

Sobre

Carga Horária: 14 horas
Dias: 09 e 10 de junho de 2018
Horário das aulas: 10h às 18h
Local: Wedigi – R. Padre Adelino, 1047 – Belém, São Paulo – SP (10 minutos a pé da estação de metrô Belém)

INCLUSO

  • Certificado
  • Coffee Break
  • Networking (tem sempre uma turma sensacional para trocar uma ideia)
  • Voucher de desconto para todos os outros cursos do Ideia <3
  • Cervejinha e petiscos no fim do curso (além de suco, refri e café para quem quiser outra opção)

INSCRIÇÕES ABERTAS

VIA BOLETO, CARTÃO DE CRÉDITO (PARCELE EM ATÉ 14 VEZES) OU DÉBITO BANCÁRIO


Em caso de desistência:

– até dia 31/05/18: reembolso integral do valor

– após dia 31/05/18: não haverá reembolso, sendo possível a indicação, sem custos, de outro aluno em seu lugar

– O aluno que abandonar o curso após não cumprimento de toda carga horária não será ressarcido do valor investido;

– Após o pedido de reembolso, o valor ressarcido pelo Ideia de Marketing será efetuado em 30 dias

Obs. Caso você tenha adquirido o curso com algum cupom de desconto, o valor devolvido terá como base o valor já descontado.

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