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Quando: livre
Hora: livre
Onde: online

Após realizar este curso em diversos estados brasileiros,
o trazemos também em uma versão online

Toda grande marca, a exemplo de Nike, Natura, Dolce & Gabanna, Apple, Starbucks, Peugeot etc., possui arquétipos em seus produtos, design, marketing e comunicação. Marcas que têm consciência de seu arquétipo dominante detêm maior capacidade de criar significados que ultrapassem a barreira da razão atingindo o nível instintivo e inconsciente dos consumidores – além de conquistar o imaginário social. O arquétipo atua como princípio organizador de marcas  e produtos, oferecendo inspiração,

 estrutura, coerência e significado para seus consumidores e clientes, para a cultura e para a sociedade. Com base na Psicologia e na Antropologia do Consumo, o curso pretende demonstrar pesquisas com arquétipos; como construir comunicação de marcas e produtos eficazmente, atingindo o inconsciente coletivo do público-alvo; e como transformar produtos e marcas em meios simbólicos de expressão de identidades.

// Percepção, símbolos e inconsciente

  • Teorias da percepção;
  • Percepção, memória e marcas;
  • Imaginário e estereótipo;
  • Projeção e associação simbólica;
  • Inconsciente (na visão junguiana), neurociência e marcas;

// Cultura e consumo 

  • Cultura e objeto;
  • A biografia das coisas;
  • E se todos os produtos fossem iguais?
  • Consumo (conceitos)
  • Breve histórico do consumo;
  • Quem da as cartas – a simbiose consumidor e marca;
  • Estilo de vida e produtos encantados;
  • Cultura do consumo – eu sou, eu existo e eu pertenço;

// Entendendo os arquétipos

  • Arquétipos (conceitos e definições);
  • Arquétipos versus Instintos;
  • Arquétipos versus cultura;
  • Arquétipos e tendências;
  • Arquétipos como narrativas (mitos e contos);
  • Introjeção e projeção da narrativa;
  • Anúncios arquetipicamente orquestrados;
  • Publicidade – atualização dos mitos e contos;
  • Comportamento arquetípico – do Coliseu ao MMA.

// Relação dos arquétipos, marcas e cultura 

  • Quando emprestamos as narrativas das marcas;
  • A Grande Mãe
  • O Prestativo
  • O Cara Comum;
  • O Herói
  • A Afrodite;
  • O Mago
  • O Ártemis;
  • O Fora da lei;
  • O Eremita

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Facilitador: Felipe Machado

Graduado em Design Gráfico pela UTFPR, especialista em Psicologia Analítica e em Antropologia Cultural, ambos pela PUCPR, e mestrando em Design pela UFSC. Possui cursos extracurriculares em Design Thinking, Identidade Visual, Coolhunting, Psicologia do Consumidor, Antropologia do consumo, Pesquisa de Mercado, Mitologia, Storytelling, Design emocional, dentre outros. Atuou como Editor de Arte na Pró-Reitoria de Pesquisa da PUCPR, e, hoje, é consultor de marca para pequenas e médias empresas. Em parceria com a Anima Trends, já trabalhou com pesquisa de comportamento e consumo para Vivo, Prefeitura de Curitiba, Hipermercados Condor, O Boticário etc. No campo acadêmico, pesquisa a relação cultural, simbólica e identitária entre consumidores e objetos, produtos e marcas, e suas influências para o inconsciente coletivo. Produziu cursos e palestras sobre arquétipos, marcas, comportamento, consumo e tendências para Lemon School, PUCPR, TECPUC, UDESC, GRPCOM, Vilaj Coworking,  UNISINOS, ESPM. Atualmente faz parte do corpo docente das especializações Gestão de Tendências e Coolhunting (PUCPR); Visual Merchandising (PUCPR); Pesquisa e Comunicação de Moda (Univali) e Marketing (FFM).

Indicado para:

Alunos, empresários e profissionais de administração, marketing, moda, comunicação, publicidade, branding, designers, entre outros. Qualquer  pessoa que tenha interesse na relação entre psicologia, inconsciente coletivo, antropologia, arquétipos, consumo, propagandas, marcas, produtos, identidade, culturas, tendências.

Sobre

Carga horária: 6 horas, sendo 5 horas de conteúdo + 1 hora de hangout respondendo as perguntas
Data de abertura da plataforma: no máximo em 2 dias após a inscrição :)
Incluso: certificado digital 6h + acesso a plataforma com referências

  • O curso não é ao vivo;
  • O aluno terá 90 dias de acesso livre à ferramenta, poderá assistir quantas vezes quiser;
  • No fim dos primeiros 30 dias, faremos um hangout com o professor tirando as dúvidas da galera :) ;
  • Todos os inscritos terão desconto em qualquer outro curso, presencial ou online, do Ideia;
  • O aluno receberá dias antes do início do curso, um link para cadastro e acesso à ferramentas de ensino.

INSCRIÇÕES ABERTAS 
em até 3 vezes sem juros

Caso não consiga fazer a inscrição clique aqui

CANCELAMENTO

O cancelamento do curso poderá ser feito até um dia antes do início do curso.

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