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Quando: 25 de junho
Hora: a sua! :)
Onde: online

Após realizar este curso em diversos estados brasileiros,
o trazemos também em uma versão online

Toda grande marca, a exemplo de Nike, Natura, Dolce & Gabanna, Apple, Starbucks, Peugeot etc., possui arquétipos em seus produtos, design, marketing e comunicação. Marcas que têm consciência de seu arquétipo dominante detêm maior capacidade de criar significados que ultrapassem a barreira da razão atingindo o nível instintivo e inconsciente dos consumidores – além de conquistar o imaginário social. O arquétipo atua como princípio organizador de marcas  e produtos, oferecendo inspiração,

 estrutura, coerência e significado para seus consumidores e clientes, para a cultura e para a sociedade. Com base na Psicologia e na Antropologia do Consumo, o curso pretende demonstrar pesquisas com arquétipos; como construir comunicação de marcas e produtos eficazmente, atingindo o inconsciente coletivo do público-alvo; e como transformar produtos e marcas em meios simbólicos de expressão de identidades.

// Percepção, símbolos e inconsciente

  • Teorias da percepção;
  • Percepção, memória e marcas;
  • Imaginário e estereótipo;
  • Projeção e associação simbólica;
  • Inconsciente (na visão junguiana), neurociência e marcas;

// Cultura e consumo 

  • Cultura e objeto;
  • A biografia das coisas;
  • E se todos os produtos fossem iguais?
  • Consumo (conceitos)
  • Breve histórico do consumo;
  • Quem da as cartas – a simbiose consumidor e marca;
  • Estilo de vida e produtos encantados;
  • Cultura do consumo – eu sou, eu existo e eu pertenço;

// Entendendo os arquétipos

  • Arquétipos (conceitos e definições);
  • Arquétipos versus Instintos;
  • Arquétipos versus cultura;
  • Arquétipos e tendências;
  • Arquétipos como narrativas (mitos e contos);
  • Introjeção e projeção da narrativa;
  • Anúncios arquetipicamente orquestrados;
  • Publicidade – atualização dos mitos e contos;
  • Comportamento arquetípico – do Coliseu ao MMA.

// Relação dos arquétipos, marcas e cultura 

  • Quando emprestamos as narrativas das marcas;
  • A Grande Mãe
  • O Prestativo
  • O Cara Comum;
  • O Herói
  • A Afrodite;
  • O Mago
  • O Ártemis;
  • O Fora da lei;
  • O Eremita

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Facilitador: Felipe Machado

Mestre em Design pela UFSC, especialista em Psicologia Analítica e em Antropologia Cultural, ambos pela PUCPR, e Graduado em Design Gráfico pela UTFPR. Possui cursos extracurriculares em Design Thinking, Identidade Visual, Coolhunting, Psicologia do Consumidor, Antropologia do consumo, Pesquisa de Mercado, Mitologia, Storytelling, Design emocional, dentre outros. Atuou como Editor de Arte na Pró-Reitoria de Pesquisa da PUCPR, e, hoje, é consultor de marca para pequenas e médias empresas. Em parceria com a Anima Trends, já trabalhou com pesquisa de comportamento e consumo para Vivo, Prefeitura de Curitiba, Hipermercados Condor, O Boticário etc. No campo acadêmico, pesquisa a relação cultural, simbólica e identitária entre consumidores e objetos, produtos e marcas, e suas influências para o inconsciente coletivo. Produziu cursos e palestras sobre arquétipos, marcas, comportamento, consumo e tendências para Lemon School, PUCPR, TECPUC, UDESC, GRPCOM, Vilaj Coworking, Evento, Share  UNISINOS, Unicuritiba, UFSC, FFM, Ideia de Marketing, entre outros.  Atualmente faz parte do corpo docente das especializações Gestão de Tendências e Coolhunting (PUCPR); Visual Merchandising (PUCPR); Pesquisa e Comunicação de Moda (Univali) e do MBA Marketing Digital (Univali).

Indicado para:

Alunos, empresários e profissionais de administração, marketing, moda, comunicação, publicidade, branding, designers, entre outros. Qualquer  pessoa que tenha interesse na relação entre psicologia, inconsciente coletivo, antropologia, arquétipos, consumo, propagandas, marcas, produtos, identidade, culturas, tendências.

Sobre

Carga horária: 5 horas
Data de abertura da plataforma/ próxima turma: 25/06/18
Incluso: certificado digital + acesso a plataforma com referências

  • O curso não é ao vivo;
  • O aluno terá 90 dias de acesso livre à ferramenta, poderá assistir quantas vezes quiser;
  • Todos os inscritos terão desconto em qualquer outro curso, presencial ou online, do Ideia;
  • O aluno receberá dias antes do início do curso, um link para cadastro e acesso à ferramentas de ensino.

INSCRIÇÕES ABERTAS 

CANCELAMENTO

O cancelamento do curso poderá ser feito até um dia antes do início do curso.


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