Os indicadores de performance permitem uma marca poder conhecer, estudar e entender o comportamento das pessoas com quem se relaciona.

Os indicadores permitem potencializar resultados, comprovar a eficiência da estratégia de marketing e entregar valor para as pessoas. É a partir desta avaliação do desempenho que se pode direcionar esforços efetivamente em relação ao plano de marketing.

O QUE SÃO INDICADORES DE PERFORMANCE E ONDE HABITAM?

Os indicadores de performance podem ser definidos como os dados que representam o sucesso de uma estratégia de marketing. Através deles, é possível avaliar o que está dando certo e o que não está melhorando ainda mais o que está bom e corrigindo problemas que apareceram no processo de marketing.

O conjunto destes dados coletados por um indicador compõe uma métrica, cuja a escolha definirá o que é relevante, em relação aos resultados alcançados, dentro da estratégia de marketing. Pode-se dizer que as métricas dão o direcionamento para a atuação de uma marca, apontando os pontos a serem observados para o seu sucesso.

No meio digital, essas métricas podem ser visualizações de páginas, tempo de permanência ou taxa de rejeição do usuário a uma página, engajamento a uma campanha, número de interações do post ou a taxa de entrega e de cliques de um e-mail marketing, por exemplo.

AS VANTAGENS DAS MÉTRICAS E SEUS INDICADORES

Ter indicadores e métricas bem definidos e objetivos traz benefícios para o negócio e seu posicionamento no mercado. O monitoramento dos resultados pode ajudar, por exemplo, na tomada de decisão e na melhoria de processos de marketing.

Tendo a leitura adequada de como a sua estratégia se comporta em relação ao público desejado, fica mais simples tomar decisões podendo avaliar as consequências se baseando em dados confiáveis de mercado. Os indicadores permitem o uso de uma visão sistêmica do todo, permitindo corrigir eventuais falhas.

Outro fator que as métricas levantam são os pontos do processo ou da estratégia que precisam ser revistos e melhorados, de forma assertiva e objetiva. As informações coletadas podem ajudar na revisão de um planejamento de mídias ou de conteúdo, por exemplo, ajustando a estratégia de marketing às variações do mercado, sem que a marca perca competitividade.

PERFORMANCE E PRODUTIVIDADE

O fato de uma empresa poder tornar a tomada de decisão mais eficaz e conseguir aplicar melhorias, através dos dados coletados pelos indicadores de performance, impactam diretamente na produtividade.

Isso acontece porque o processo de marketing se torna mais efetivo, com menos desvios, tornando-o mais eficaz e capaz de gerar melhores resultados, ofertando leads qualificados para a área de vendas fazer o seu trabalho.

Conforme a estratégia de marketing se torna cada vez mais assertiva, a jornada do cliente é viabilizada com a atração de potenciais clientes, que serão abordados da maneira adequada e apresentados a soluções direcionadas às suas necessidades.

Espero que tenho ficado claro a importância dos indicadores para monitorar os resultados de um negócio. Quer conhecer mais sobre este e outros temas relacionados ao sucesso da sua marca? Então acompanhe os nossos conteúdos por aqui e nas redes sociais.

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Marcelo Oliveira

Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação, com uma passagem de 17 anos pela EMBRAER, onde atuei na edição de Publicações Técnicas e como focal point de inovação. Estruturei e estive a frente de um programa voltado a conectar pessoas, ajustar processos, melhorar a comunicação e aplicar uma gestão colaborativa e inovadora de equipes, ajudando a desenvolver o potencial humano, através do engajamento e da capacitação. Em paralelo, como freelancer, produzi textos para a revista Villaggio Panamby e para o site infoescola.com. Fundei a Inovadoramente Consultoria para oferecer serviços em gestão de equipes e comunicação. Também sou conteudista no Ideia de Marketing e na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, além de professor de Pós-Graduação na ESPM, dentro do Centro de Inovação e Criatividade.