Falar sobre consultoria exige que façamos alguns exercícios mentais para desconstruir determinados pensamentos que se fazem presentes no senso comum,  sendo eles positivos, negativos e principalmente errados.

A consultoria vai fazer um milagre nessa empresa

Essa afirmação geralmente é feita pela pessoa que contratou ou persuadiu sobre a contratação da consultoria. Acreditar nesse suposto milagre não é saudável, pois gera expectativa numa ação que tem como premissa mostrar caminhos e não percorrer eles pela a empresa.

Consultor não sabe de nada

Sabe, e sabe muito, geralmente o consultor independente da idade, é uma pessoa que possui know-how sobre o que ele se propõem a melhorar numa organização. Esse tipo de profissional se posiciona como alguém disposto a ensinar o que sabe e, para tanto, ele precisa dominar e prezar por uma comunicação eficiente. Mas o papel dele não é o de executor, pensar isso sobre um consultor é se apegar á uma concepção errada que pode levar a sabotagem e o insucesso de uma consultoria.

O pessoal da consultoria está vindo para colocar a mão na massa

Conforme abordei  acima, consultor como o nome já nos mostra, não vai colocar a mão na massa, ele vai usar uma metodologia e indicar os melhores caminhos. Ele vai tentar extrair o melhor das pessoas da sua equipe e conduzir para que a execução seja pautada em estratégias fundamentadas, testadas e aprovadas por outras instituições. O pessoal da consultoria traz sua vivência e entrega para a empresa contratante dos seus serviços toda expertise que ele tem de mercado. Ele usa as melhores práticas e pode até conceder bônus não descritos em contrato acerca de algumas operações, mas esse não é o objetivo essencial de um consultor.

Aqui faço uma ressalva: não é barato contratar uma consultoria, se for está completamente errado. Por essa razão, a hora do consultor despendida para sua empresa precisa ser percebida com tal valor, esperar que ele faça suas operações é pagar muito caro para que um profissional execute algo que seu pessoal deveria estar disposto a aprender.

Salário é uma coisa ligada a atividade de rotina passível de erros, consultoria é garantia de aprender em um tempo curto práticas preciosas e que traz em seu DNA o acerto em detrimento do erro, precisamos aprender a distinguir essas questões. Portanto, não queira usar a presença do consultor para realização da sua operação!

Todo mundo será demitido depois dessa consultoria

Olha, pensar em demissão após a empresa passar por uma consultoria é uma postura  pessimista e que instaura um medo que não ajuda no sucesso desse momento na empresa e, por esse motivo, deixei essa parte polêmica para finalizar nosso texto. Pode haver demissões caso as pessoas não estejam dispostas a sair da zona de conforto, aprender coisas novas não apenas pela empresa em que atua, mas para o seu bem como profissional deve ser o pensamento permanente das pessoas que atuam na sua organização. Por isso, antes de começar com uma consultoria na sua empresa é preciso ter atenção para estes cuidados:

  • Alta direção envolvida e acreditando nessa ação;
  • Enxergar a consultoria como um projeto, isto é: tem começo meio e fim e orçamento limitado e por essa razão, cada minuto precisa ser muito bem aproveitado;
  • Realizar uma comunicação clara sobre o papel da consultoria com os gestores e também os formadores de opinião para que todos fiquem tranquilos , porém bem posicionados sobre as expectativas acerca da decisão de contratar uma empresa de consultoria;
  • Ter disposição para reaprender conceitos aprendidos lá no banco da faculdade, ter desprendimento para participar de atividades que precisam da sua total atenção sem interrupções das questões rotineiras.

Querer mudar e trabalhar para que isso seja realizado por você e sua equipe!

banner clique
The following two tabs change content below.

Tercia Duarte

Graduada em Hotelaria, especialista em Marketing e em Letramento Informacional é Professora Universitária nos Cursos de Publicidade, Administração, Hotelaria &Turismo. Possui um Blog de publicação semanal da Revista Ludovica sobre comportamento na era digital. Mãe do Fernando desde 2009.

Latest posts by Tercia Duarte (see all)