Não se sabe ao certo como começou, mas está difícil passear pelas redes sociais, principalmente facebook, instagram e twitter, sem ver fotos comparativas entre 2009 e 2019 acompanhadas da hashtag #10yearchallenge.

Geralmente as fotos são escolhidas pelos próprios usuários, acompanhadas de legendas com uma breve conclusão sobre o que se passou nesses últimos 10 anos. Não demorou muito para que começassem a aparecer memes divertidos com comparações humorísticas sobre situações do cotidiano, ou imagens com ideologias partidárias, humanitárias e de cunho social.

img 1

O branding pegou carona, muitas marcas também aproveitaram a onda mundial para chamar atenção do público e tentar ganhar compartilhamentos de forma gratuita.

img 2

Por outro lado, os apoiantes da teoria da conspiração dizem que é uma cilada para grandes empresas alimentarem algoritmos de reconhecimento facial e melhorarem os seus identificadores tecnológicos de padrões de envelhecimento.

Entre o humor e o marketing que se aproveita dos assuntos mais comentados, outro conteúdo que tem rendido pauta são as mudanças físicas no visual das celebridades. Históricos que outroras eram feitos pelos fãs, hoje são feitos pelos próprios artistas, que reportam as diferenças com o passar dos anos nas suas redes sociais.

img 3

Entre os meus amigos, o que mais constatei foi uma alteração de expectativas entre a pessoa que era há 10 anos e a pessoa que é hoje, depois de experiências boas ou menos boas passadas. Muitas pessoas que seguiam determinada carreira e atualmente trabalham com ramos que nem existiam naquela altura. É curioso (e bom) que as pessoas continuem a sonhar, mesmo que o sonho mude de rumo.

Esta é uma grande característica de uma geração que aprendeu que mais vale mudar de direção do que insistir no que não faz feliz. Mudanças de emprego, de casamento, de cidade e de país são cada vez mais encaradas com naturalidade. Não é a toa que os cursos de Coaching são dos que mais crescem no Brasil, com uma grande procura por insights acerca de novas orientações de vida e de algo a mais verdadeiro dentro da realização profissional.

E você, mesmo que não queira se expor nas redes sociais, já parou para fazer um balanço dos seus últimos 10 anos? Nunca é tarde para ajustar as novas expectativas à realidade.

banner clique
The following two tabs change content below.

Renata de Freitas

É publicitária de Floripa, mas vive há mais de 10 anos em Portugal, onde trabalha com Marketing Empresarial, fez PhD em Comunicação Estratégica e participa de grupos de investigação da área. É apaixonada por Branding, por assuntos criativos e por lugares inspiradores.