Na última semana, São Paulo recebeu a quinta edição do evento geek Comic Com XP. Um festival de Cultura Pop, recheado de experiências de consumo e com cada marca tendo que se reinventar para continuar relevante para a multidão de potenciais clientes.

Algo bastante perceptível no evento é a mudança do que se consome ali. As pessoas ainda compram revistas e produtos da Cultura geek, mas o foco está mais forte no conteúdo!

As marcas ali presentes perceberam que a degustação precisa ir além de uma amostra de seu produto, precisa vir acompanhado de uma experiência bacana. Daí a necessidade de parcerias algumas vezes. Uma conhecida marca de guloseimas juntou forças com uma outra de iogurte para oferecer uma atividade em realidade virtual envolvendo os dois produtos  Ao final da participação, a pessoa ganhava um iogurte com as guloseimas para degustar e depois, quem sabe, comprar outros produtos na loja do estande.

Em outra ação inovadora, um estúdio de cinema divulgava o seu novo filme colocando as pessoas dentro do trailer, por meio de captação de imagem. No entanto,  um dos principais estúdios estadunidenses demonstrou uma capacidade de aprendizagem bem impactante para a sua marca. Resolveu uma situação que vinha se complicando nos últimos anos e prejudicando a experiência das pessoas. Este ano implantou um sistema de agendamento para as atrações, que claro não foi perfeita, mas proporcionou algo ímpar para quem conseguiu participar.

Por toda parte se via uma farta oferta de toda forma de conteúdo a ser degustado, seja uma amostra do produto ou uma atividade. Prova que a curva de aprendizado das marcas continua alta para atrair, surpreender e convencer os potenciais consumidores.

São as lições de branding e posicionamento estratégico que a Comic Com XP oferece anualmente à marcas, expositoras ou não. O público- alvo muda constantemente e busca sempre por novas formas de ser atraído a consumir produtos e serviços, resta às marcas evoluírem junto para se manter vivas e relevantes, em qualquer segmento ou mercado!

banner clique
The following two tabs change content below.

Marcelo Oliveira

Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação, com uma passagem de 17 anos pela EMBRAER, onde atuei na edição de Publicações Técnicas e como focal point de inovação. Estruturei e estive a frente de um programa voltado a conectar pessoas, ajustar processos, melhorar a comunicação e aplicar uma gestão colaborativa e inovadora de equipes, ajudando a desenvolver o potencial humano, através do engajamento e da capacitação. Em paralelo, como freelancer, produzi textos para a revista Villaggio Panamby e para o site infoescola.com. Fundei a Inovadoramente Consultoria para oferecer serviços em gestão de equipes e comunicação. Também sou conteudista no Ideia de Marketing e na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, além de professor de Pós-Graduação na ESPM, dentro do Centro de Inovação e Criatividade.