Durante o ano inteiro, ouvi muitas pessoas dizerem e, confesso que também falei, a mesma frase: “quando a situação estiver mais calma, penso nisso”. Ou, sua variação: “quando sair dessa loucura, vou mudar alguma coisa”. A verdade é que nunca se chega ao tal momento em que tudo se encontra em águas calmas e propícias para revoluções. Sim, estamos constantemente navegando e as decisões têm que vir agora mesmo, em alto-mar. Como diz o famoso poema Invictus, “eu sou o senhor do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”. É hora de assumir aquele objetivo profissional que tanto se adia.

Não é preciso esperar pela segunda-feira, pelo começo do mês ou pela virada do ano. O quanto antes, melhor. Outra frase bastante conhecida, de Lewis Carroll, é: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Não há nada errado em estar feliz com o que se tem. Porém, a questão está no que é conformismo e no que é realização. Quando não se tem um objetivo e deixamos a vida apenas nos levar, dia após dia, ano após ano, é comum confundir felicidade com estagnação. As metas são importantes para sua vida. Para a sua carreira.

Elizabeth Grace Saunders, coach de gerenciamento de tempo, faz um alerta ainda maior. Não basta estabelecer metas, é preciso saber o que vai “energizá-lo”. Em outras palavras, pare de colocar como meta algo que não importa verdadeiramente. As mudanças devem vir acompanhadas por uma vontade de fazer acontecer. Como exemplifica Saunders, de nada adianta dizer a si mesmo que precisa ler uma pilha de livros e absorver mais conhecimento se isso parece somente mais uma tarefa. Embora seja um objetivo nobre e que atende requisitos profissionais, pode não corresponder com as ambições individuais de algumas pessoas.

O conselho é focar em uma ou duas áreas que estejam alinhadas com aquilo que importa. Não é um dever. É um desejar. Para entender o que realmente o motiva, compartilho as perguntas desenvolvidas pela coach:

  1. Se você pudesse realizar somente uma grande meta no ano atual, qual seria?
  2. Quando imagina trabalhar com determinado objetivo, fica animado com o processo e com o resultado?
  3. A motivação é por algo que vem de você ou por sentir que é algo que deve agradar outras pessoas?

É o começo para estabelecer metas que façam sentido para sua carreira e, mais do que isso, que possam ser concretizadas.

Criando metas profissionais claras: quatro etapas

Estabelecer metas é importante. Entendido. Mas como saber quais são claras e mensuráveis suficiente para dar certo? Ashley Feinstein, especialista em finanças pessoais, traz 4 etapas para fazer com que suas metas sejam factíveis e, mais do que isso, desejadas por você mesmo.

1. Não tenha medo de pensar grande

O primeiro passo, e um dos mais divertidos, é descobrir o que você quer. Pode parecer difícil, mas se trata de sonhar. O que deseja criar para si mesmo? Como imagina sua vida ideal? Pegue quinze minutos e registre sua visão, se atentando para os detalhes. Investigue mais sobre si, como seria o seu dia, o local em que estará morando, o que vê, ouve, cheira e sente durante este dia ideal.

2. Mensurar, mensurar e mensurar

Uma meta precisa ser mensurável e, para isso, pode-se começar com uma lista de objetivos concretos. Por exemplo, no mundo ideal, você trabalha para si mesmo. Então, um dos objetivos pode ser iniciar sua própria empresa. Diante disso, determine um prazo e detalhes mensuráveis que identifiquem quando alcançar a meta.

3. Ajuste suas expectativas e cronograma

Lembre que um objetivo nem sempre é alcançado de uma só vez ou em um único e grandioso ato. Trata-se de uma soma de pequenas conquistas. Por isso, defina seus objetivos e os divida em pequenas partes, atribuindo prazos realistas. Elas devem parecer viáveis e nada assustadoras. Aqui, os benchmarks podem ser ótimos para dar uma visão do quão rápido ou devagar se está indo, permitindo ajustar expectativas e cronogramas.

4. Comemore!

A comemoração já é parte das ações de gestão de pessoas. A celebração é uma forma de estimular e dar continuidade a mais conquistas. Aqui, Feinstein faz um apontamento valioso, no qual uma das partes mais importantes de se estabelecer metas é celebrar quando há um sucesso.

Faça uma reflexão, responda aos questionamentos sugeridos e realize as atividades de visualização e planejamento. Use as respostas e aprendizados para criar metas que correspondem às suas ambições profissionais. Mais do que isso, não espere por um período de calma ou o momento ideal, reserve um tempo para suas metas e desenvolvimento pessoal. Faça agora!

banner clique
The following two tabs change content below.

Janine Costa

Especialista em Inbound Marketing, Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing Digital. Formada em Comunicação, pós-graduada em Marketing para Mídias Sociais e com experiência em agências e clientes de vários portes e segmentos. Também realiza Palestras e Workshops com foco em Inbound Marketing e Produção de Conteúdo Criativo.