As eleições de 2018 deixaram os eleitores com os ânimos exaltados e é difícil que o clima empresarial não tenha sido afetado. Neste ano, houve uma grande polarização de opiniões entre candidatos com propostas diferentes. Como era de se esperar, as pessoas assumiram posições e debateram com familiares, com os amigos e com os colegas de trabalho.

Com o Primeiro Turno encerrado, mas com o período de transição para o Segundo Turno, pode-se esperar que haja um clima de desconforto, em que os eleitores satisfeitos com o resultado queiram festejar e os eleitores insatisfeitos queiram protestar. Como o resultado final ainda não está definido, este clima de incerteza tende a se prolongar por mais três semanas, com debates efusivos em busca da transferência de votos.

Neste contexto, como fazer os colaboradores deixarem de lado as suas opções eleitorais e voltarem a trabalhar em conjunto? É preciso ter alguma inteligência emocional para esquecer as posições políticas pessoais de cada um e alcançarem um objetivo em comum.

Ficam aqui algumas dicas:

  1. Fale sobre o elefante na sala

Caso você veja que a sua equipe está com dificuldades para ultrapassar exaltações de cunho pessoal e voltar a trabalhar em grupo, comece o dia com uma reunião informal em que este assunto seja abordado. Deixe claro que é importante cada um deixar as opiniões eleitorais pessoais do lado de fora e trabalhar em harmonia dentro da empresa.

  1. Valorize o trabalho feito até aqui

O reconhecimento é muito importante para reativar a motivação em grupo. Relembre os membros da equipe sobre os objetivos que já foram alcançados em conjunto e o seu potencial para atingir novas metas quando estão unidos.

  1. Invista em uma atividade lúdica de união

Há muitas dinâmicas de team work que são rápidas e eficazes para proporcionar um momento descontraído em que os colaboradores trabalhem focados para alcançar um objetivo específico. Estes momentos promovem a sinergia para o trabalho se tornar mais agradável e produtivo, pois uma equipe com membros empáticos gera melhores resultados.

  1. Não tome partido de um lado

Não importa de que lado você está, dentro de uma empresa é preciso ser prático e ter foco para o desenvolvimento das atividades. Não aproveite momentos em grupo para expor opiniões particulares, pelo contrário, mostre empatia com ambos os lados para que dentro da empresa exista um espaço neutro em que a produtividade flua.

  1. Se for preciso, fale com as pessoas de forma individual

Caso haja um colaborador que não consiga deixar as suas opiniões pessoais do lado de fora do ambiente, promovendo o desentendimento de membros da equipe, não o julgue ou chame a sua atenção em público. Chame esta pessoa em particular e explique que aquele não é o ambiente adequado, pois a empresa precisa que este funcionário ajude a manter a harmonia do ambiente.

O bom relacionamento entre colaboradores é fundamental para execução das atividades e para a promoção da produtividade. Cabe a cada um se esforçar para não pôr debates eleitorais na frente das tarefas organizacionais que precisam ser desempenhadas o dia-a-dia.

banner clique
The following two tabs change content below.

Renata de Freitas

É publicitária de Floripa, mas vive há mais de 10 anos em Portugal, onde trabalha com Marketing Empresarial, fez PhD em Comunicação Estratégica e participa de grupos de investigação da área. É apaixonada por Branding, por assuntos criativos e por lugares inspiradores.