Boa estratégia depende de curiosidade. Sem um desejo intenso de entender como as coisas funcionam, sem vontade de saber os porquês de tudo, sem sacar o que está acontecendo no mundo, ninguém pode ser um bom estrategista. Porque fazer boas escolhas passa por entender o que está realmente acontecendo — e, infelizmente, só curiosidade não resolve. Mas o remédio para esse mal é relativamente simples e atende pelo nome de Pesquisa.

Se a estratégia precisa da curiosidade, a curiosidade precisa da pesquisa. Conhecer seus fundamentos é aprender como se produz conhecimento que faz diferença. Isso ajuda a entender o que a gente precisa descobrir de verdade e como descobrir essas coisas. Conhecer os fundamentos nos ensina a fazer, comprar e decifrar pesquisa.

Pensando nisso, a Sandbox, uma escola que tem como missão difundir a cultura de pensamento estratégico pelo mercado, mexendo com o jeito que as pessoas pensam, está com inscrições abertas para o “Explorers“, um curso que busca uma visão abrangente das principais técnicas de pesquisa aplicada ao universo de marcas e negócios. Mais do que isso, quer entender os elementos necessários para que a pesquisa seja, de verdade, útil. Tudo isso, com a metodologia de sempre da escola: com prática e feedback. Em cada módulo, uma aula #LIVE, onde os alunos poderão viver diferentes experiências no universo da geração de conhecimento. Contando ainda com um grupo de professores e professoras com uma enorme diversidade de visões, mas com uma coisa em comum — só gente legal, que sabe como fazer de verdade.

A Sandbox liberou um cupom de desconto para o Ideia \o/ é só usar EXP-IDEIA quando for se inscrever no site. Dá uma olhada neste conteúdo programático:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

\\HIPÓTESES E MÉTODOS

Aula #1: Como descobrir coisas
Como fazer boas perguntas e como saber o melhor jeito de respondê-las: técnicas de elaboração de hipóteses e um overview sobre os 3 grandes métodos: dados secundários, dados primários quali e dados primários quanti.

\\DADOS SECUNDÁRIOS

Aula #2: Paperlândia – Conhecimento Cientfíco
Ninguém pesquisa mais que os pesquisadores. O conhecimento acadêmico é uma fonte que está sendo redescoberta pelo universo dos negócios. Mas como navegar nesse mundo de sociólogos, antropólogos e seus nobres colegas?

Aula #3: Data Collection #LIVE
Como extrair informação útil a partir de estímulos já existentes, sistematizando o padrão de análise e conhecimento que você quer extrair

\\PROJETO: PARTE #1

Aula #4: Projeto Individual: parte #1
Vamos desenhar um projeto de pesquisa e fazer a primeira exploração usando apenas dados secundários

\\DADOS PRIMÁRIOS I: QUALI

Aula #5: Conversando – Entrevistas e Grupos
Nem sempre dizem ou conseguem dizer tudo aquilo que pensam e sentem, vamos entender qual a melhor maneira de colher percepções e insights em entrevistas individuais ou grupos de pessoas

Aula #6: Observando – Invasão de Cenários #LIVE
Uma aula na vida real: vamos pra rua, conversar com gente e, mais do que isso, observar a realidade delas.

\\DADOS PRIMÁRIOS II: QUANTI

Aula #7: Como perguntar: fazendo um bom questionário
O método quantitativo consegue nos dizer com mais certeza algumas coisas. Porém, a forma de perguntar pode alterar radicalmente o resultado final e nessa aula vamos entender como fazer isso de forma técnica, desviando dos principais erros

Aula #8: Como analisar: overview sobre técnicas estatísticas #LIVE
Mais do que analisar as respostas de uma pesquisa quantitativa de forma descritiva, é preciso entender minimamente o que diferentes técnicas estatísticas podem nos revelar a mais a partir das mesmas respostas

\\NOVAS ABORDAGENS

Aula #9: Metodologias Fora do Radar e Tecnologia em Pesquisa
O campo de pesquisa se desenvolve muito em termos de métodos e as possibilidades só aumentam com o avanço da tecnologia. Nessa aula vamos abordar métodos de pesquisa um pouco mais fora do usual e mostrar o que a tecnologia tem feito por essa disciplina

\\PROJETO: PARTE #2

Aula #10: Projeto Individual: parte #2
Vamos dar sequência ao projeto de pesquisa, incluindo dados primários e tirando os principais aprendizados e recomendações.

VAI UM DESCONTO?

A Sandbox liberou um cupom de desconto para o Ideia \o/ é só usar EXP-IDEIA quando for se inscrever no site.

SOBROU DÚVIDA?

Não entendeu alguma coisa? Quer saber mais sobre algo? Não tem certeza se é isso mesmo? Se você se animou para fazer o curso mas está com algum problema [data, preço, forma de pagamento etc.], não deixe de falar com a escola.

É só mandar um email para contato@sandbox.ee ou ligar para 11-94792-9651.

O Ideia estará por lá já na próxima edição!

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.