As estratégias de marketing digital para eventos precisam ser pensadas com a mesma excelência que os profissionais apresentam em toda execução do seu trabalho. Só quem trabalha com eventos sabe que para ter sucesso nessa área é preciso planejar, executar e minimizar as possíveis falhas. E preciso ter um plano A, B,C,D e, quem sabe, até o alfabeto inteiro, lidar com pessoas em diferentes estados emocionais e, principalmente, ter ciência que a adversidade é premissa deste trabalho.

Mas não é possível que o profissional de eventos desenvolva além das suas atividades diárias inerentes a suas funções também a gestão da comunicação. Por essa razão, determinadas informações acerca do marketing digital podem ajudar a minimizar erros e orientar este profissional para que ele consiga ao menos delegar.

Assim, separei 5 dicas que considerei mais pertinentes para o momento:

Primeira: estude bastante sobre marketing digital, pois, assim como um profissional de eventos não é o responsável direto pela produção de comida, ele precisa entender bastante acerca do assunto para saber eleger o melhor buffet, por exemplo.

Segunda: entenda que a marca da sua empresa é uma extensão sua no ambiente virtual, então escolha gerenciar sua presença em rede, pois nessa era em que tudo e todos encontram-se conectados, caso não assuma a gestão da sua marca em rede, certamente isso será feito por pessoas que não possuem a sua competência. As pessoas postam coisas aleatórias sobre a sua marca o tempo todo e é imprescindível que você tenha conhecimento disso e consiga contornar qualquer problema ou responder dúvidas e, até mesmo agradecer a elogios em tempo real.

Terceira: contrate profissionais para criar sua identidade visual e gerir sua presença em rede com o mesmo cuidado e critérios que usa para selecionar os melhores fornecedores para o seu evento.

Quarta: Tenha uma estratégia de inbound marketing, isto é, produza conteúdo relevante sobre eventos. Essa área é muito carente de informação e bastante amparada por termos técnicos que necessitam de uma explicação para que os clientes consigam assimilar e entender melhor sobre o tema.

Quinta: Segmente seu público alvo, desenvolva campanhas atreladas ao funil de vendas e construa sua comunicação online com o mesmo esmero que faz a off-line, afinal, vivemos a era da comunicação integrada.

Diante deste cenário, compreender as estratégias do marketing digital e aplica-las às demandas do profissional de eventos vai ajudar a consolidar um trabalho que tenha consistência e foco na excelência. Pense comigo: um evento planejado com toda maestria e riqueza de detalhes, mas que tenha uma comunicação falha, como poderá refletir no resultado final do projeto?

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Tercia Duarte

Graduada em Hotelaria, especialista em Marketing e em Letramento Informacional é Professora Universitária nos Cursos de Publicidade, Administração, Hotelaria &Turismo. Possui um Blog de publicação semanal da Revista Ludovica sobre comportamento na era digital. Mãe do Fernando desde 2009.