Releia o título.

Está aí.

Se existe um ingrediente fundamental para quem trabalha com atendimento (de comunicação, B2B) ou atendimento ao público em geral, é esse: manter-se preocupado com a preocupação de quem deposita em você alguma confiança importante.

Quando eu entendi que tinha que desenvolver esse atributo ou habilidade para conseguir uma rotina de atendimento saudável com meus clientes, passei a ter uma cadência de trabalho mais produtiva. No meu caso, atendendo clientes em formato de consultoria de marketing e comunicação.

Na condição de atuação de liderança, há uma expectativa para que despertemos sensações de agilidade, resolutividade e pensamento planejado no cliente. Dessa forma, há o entendimento de que o trabalho está fluindo bem.

Acontece que, quando nos pré-dispomos a pensar à frente, ou seja, além do campo visual que todos veem, conseguimos nos antecipar a possíveis desafios ou oportunidades, gerando essa confiança para que haja uma troca amigável e saudável com o cliente, que passará a confiar em você pois percebe seu comportamento positivo.

Ninguém volta a uma loja ou a um restaurante se não foi bem atendido.

Ninguém renova contrato se não está minimamente satisfeito.

Ninguém volta a ligar para alguém que atende mal

Lidar com o cliente, claro, respeitando as condições da troca, é entender que há uma pessoa do outro lado com alguma expectativa de conforto, gerada por quem atende. É a tão multiplicada e falada prática da empatia, se colocando no lugar do outro, no contexto do outro, para uma interação melhor.

Mas, calma.

Isso não significa se vulnerabilizar ou dizer sim para tudo para manter o cliente satisfeito. É importante respeitar as regras da organização e, acima de tudo, falar a verdade e gerar atitudes verdadeiras. Funciona. Acredite!

Deve-se pensar em construir habilidades para que sua rotina pessoal de atendimento tenha um desempenho melhor, a partir da reflexão proposta neste artigo.

Preocupar-se com a preocupação do seu cliente é um jeito de estar com o alerta sempre ligado e garantir o melhor atendimento, mais sólido e confiante.

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Isaac Zetune

Isaac Ramiris Zetune é jornalista, pós-graduado em marketing político e especializado em branded content. É sócio-diretor da Agência Insane e fundador da plataforma EMPREENDA.SE. (isaac@sejainsane.com.br)