As estratégias de marketing de modo geral podem ser aplicadas nas mais distintas empresas independente do seu porte ou área de atuação. Ocorre que determinados profissionais ainda não perceberam no marketing digital uma forma de melhorar seu faturamento, reforçar sua marca e estreitar o relacionamento com seus clientes bem como conseguir alcançar novos.

Pasme! Tudo isso é possível usando de forma correta as estratégias de marketing digital.

O ramo eleito para protagonizar essa discussão é o contábil, visto que há uma escassez de conteúdos e publicidade online desse tipo de serviço. Diante disso, decidi mostrar que é sim possível ter presença em rede e realizar uma estratégia integrada de marketing com resultados efetivos.

Existem algumas razões que justificam essa afirmação acima. A primeira se dá, pois os profissionais da área contábil possuem em sua formação primária pouca bagagem para compreender as facetas do marketing, a segunda razão é justificada pelo fato da nossa legislação trazer restrições específicas para a publicidade contábil.

Conforme o Código de Ética Profissional do Contabilista constitui infração anunciar em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.

Isto significa que, pode ser caracterizada como propaganda desabonadora a comunicação que estabelecer uma comparação com outros escritórios, como por exemplo: “nossos serviços são superiores porque temos contabilidade internacional”.

O mesmo ocorre se for criada campanha com perfil hard sell, isto é: “em nosso escritório você ganha 2 meses de honorários de graça” ou “pague menos pelos serviços contábeis sendo nosso cliente”.

Existe ainda o Parecer da Coordenadoria Jurídica 097/98 do Conselho Federal de Contabilidade que dispôs sobre a questão da divulgação dos serviços contábeis, com o uso da mala direta.

Assim, a coordenadoria jurídica concluiu:

1) Não se pode oferecer serviços a pessoa física ou jurídica, por meio de mala-direta se estes não forem seus clientes;

2) Em qualquer propaganda que não seja mala-direta a não clientes, é obrigatório informar seu nome (ex.:. Fulano de Tal), seu número de registro e sua categoria profissional (ex.: Cont.). É permitido informar apenas os serviços que oferece, equipamentos que utiliza (ex.: computadores, sistemas) e títulos que possui. É vedado informar, também, valores, bem como o uso de frases do tipo “o melhor serviço”, “serviços de qualidade superior”, “o mais barato”, etc., conforme preceitua nosso Código de Ética Profissional;

3) Os meios de propaganda podem ser: jornais, revistas, TV, rádio e Internet;

4) Os boletins informativos, somente restringindo suas cartas a meras peças informativas de interesse geral.

Por esses motivos o foco da comunicação deve ser o de informar, trazer soluções aproximar as pessoas de acordo com suas necessidades para só depois partir para o fechamento de um contrato de prestação de serviços. Sendo possível quando se usa o inbound marketing.

A área contábil é terreno fértil para a criação de conteúdo informativo que contribui para educar a sociedade de modo geral, com assuntos que são restritos e de difícil compreensão do senso comum, esta realidade deve ser tratada como uma oportunidade na hora de desenvolver a comunicação.

A estratégia do marketing digital então será apoiada na construção e disseminação de um conteúdo relevante, que pode ser feito por meio de um site, de preferência responsivo, isto é, que abra sem perda de qualidade em qualquer dispositivo.

Um blog, um canal no youtube e ainda uma boa assessoria de imprensa para que o escritório ou profissional esteja sempre em evidência na mídia quando assuntos das especialidades em que atua sejam abordados na mídia.

Ao observar as restrições é importante lançar um olhar desafiador para atuar de modo diferenciado e estabelecer uma comunicação com autoridade no assunto. Dessa forma, é de suma importância que os profissionais da área contábil busquem pessoas que possuam conhecimento não apenas na área de marketing, mas também nas peculiaridades que a contabilidade está inserida.

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Tercia Duarte

Graduada em Hotelaria, especialista em Marketing e em Letramento Informacional é Professora Universitária nos Cursos de Publicidade, Administração, Hotelaria &Turismo. Possui um Blog de publicação semanal da Revista Ludovica sobre comportamento na era digital. Mãe do Fernando desde 2009.