Quais são as características profissionais que estão trazendo valor para sua empresa ou carreira? Uma análise feita por Gary Hamel, um dos grandes especialistas na área e autor de “O Futuro da Administração”, traça um panorama interessante sobre quais eram e como mudaram as habilidades fundamentais na gestão. Antes, e até pouco tempo, procurava-se: intelecto, dedicação e obediência. O modelo organizacional era baseado em comandar. Como funcionará a partir de agora?

Os três fatores anteriores já são considerados um commodity. Não são mais suficientes. Por isso, as habilidades que estão sendo mais procuradas nos dias de hoje – e que serão ainda mais reconhecidas num futuro próximo, são: paixão, criatividade e iniciativa. Uma tríade que foge do padrão de “alguém no comando”, pois não são capacidades que obedecem a ordens. Elas precisam ser inspiradas.

Um novo cenário profissional e de liderança

Existe um cenário que está se desenhando e fazendo com que cada vez mais inovar se torne um ponto-chave de sucesso. As mudanças em ritmo frenético, desde tecnologias até comportamentos, a globalização do comércio e a necessidade de conseguir se diferenciar. Com tantas informações sendo disseminadas com extrema rapidez, fica mais complexo criar novos conhecimentos.

E como fazer que os conhecimentos passem pelo processo de inovação, geração e discussão de ideias, aprimoramento de processos e tantas soluções revolucionárias? A partir da paixão, da criatividade e da iniciativa. Não por acaso, os dois últimos passaram a ser enfatizados em currículos e descrições de funções. Há livros que incentivam a desenvolver o processo criativo e, da mesma forma, a proatividade começou a ser vista com bons olhos. Mas onde encontramos a paixão?

Por que não falamos sobre paixão?

Que tal sua equipe, ou você mesmo, ter um desempenho profissional semelhante a de um atleta de alto nível? Para tanto, haverá uma série de barreiras que deverão ser vencidas, metas cumpridas e uma busca incansável pela superação. Katia Rubio evidencia em sua obra “Joaquim Cruz – Estratégia de Preparação Psicológica: da Prática à Teoria” a questão da escassez de pesquisas, na época, que trouxessem a paixão dentro do esporte. No entanto, era possível ver uma propensão na exploração do tema, justamente por não haver como desassociar a emoção humana dentre os que estão envolvidos na ação. No seu tema, a autora contextualiza dentro de uma disputa ou competição. Porém, podemos trazer a mesma para uma empresa e colaboradores.

Há ainda mais um vínculo resgatado pela publicação que pode ser aplicado em qualquer âmbito. A paixão, na cultura ocidental, era geralmente vista como irracional e desencorajada. A manifestação de emoções era exclusividade de quem estava envolvido com atividades artísticas. Nunca dentro de um contexto profissional. Entretanto, se tem notado que a paixão atribui significado e produz dedicação. Ela prioriza e proporciona prazer em sua realização.

A construção de uma equipe – ou carreira – com paixão

Voltando para Gary Hamel, uma das formas de construir a base incontrolável de habilidades, “paixão, criatividade e iniciativa”, é por meio da gestão inspiradora. No artigo “Você é um líder como Michael Jordan?”, trago outro paralelo do mundo esportivo com organizações. Desta vez, mostrando como a liderança por exemplo de Jordan foi capaz de ajudar na construção de equipes unidas e motivadas. Uma das perguntas que faço e apresento novamente é: você é uma inspiração?

Para promover a inspiração, o primeiro passo é não se tornar um líder que comanda. Ninguém precisa sofrer da síndrome de herói e querer salvar o mundo desesperadamente. Pelo contrário, colocar-se como exemplo e demonstrar atitudes abertas para desenvolver a equipe é o caminho mais fácil para estimular a paixão. Para esse fim, substitua respostas prontas, ordens e burocracias por ações colaborativas, aprendizado pela experiência e segurança para testar e inovar.

Quem não gostaria de estar apaixonado pelo que está fazendo?

banner clique
The following two tabs change content below.

Janine Costa

Especialista em Inbound Marketing, Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing Digital. Formada em Comunicação, pós-graduada em Marketing para Mídias Sociais e com experiência em agências e clientes de vários portes e segmentos. Também realiza Palestras e Workshops com foco em Inbound Marketing e Produção de Conteúdo Criativo.