A indústria do marketing e da comunicação, com todas as suas áreas e segmentos de atuação, faz brilhar os olhos de qualquer estudante de jornalismo, radio e tv, publicidade e propaganda e afins. Todos que entram na faculdade – e durante o desenvolvimento da sua carreira – sonham em trabalhar em algum lugar de profundo desejo. E sou um caso de estagiário realizado.

Em 2008, quando cursava o segundo ano de Comunicação Social – Jornalismo, tinha como maior sonho trabalhar com futebol e comunicação. E consegui, ao ingressar na assessoria de imprensa e marketing do São Caetano Futebol que, na época, disputava a Séria A1 do Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro. Quando cito isso em minhas palestras, sempre me perguntam, na prática, como consegui dar esse passo.

Eu revelo.

Usei o método FBNPM – Foi Batendo Na Porta Mesmo. Simples, mas trabalhoso. Difícil, mas assertivo. Ousado, mas possível. É claro que me inteirei das pessoas com as quais tinha que conversar, e isso foi possível graças à ativação do meu networking, ou seja, de pessoas próximas que poderiam me sugerir o caminho do contato. Depois, telefonei – mais de 10 vezes – tentei agendar reunião, mandei e-mails, tentei outras vias de contato até bater na porta e conseguir encontrar quem eu queria.

Aí, foi uma questão de conseguir encantar e vender um sonho. Mais do que me apresentar e falar das “minhas qualidades”, falei sobre algumas ideias e o que poderia fazer pelo negócio se estivesse nele. Depois de algumas entrevistas, lá estava eu, passando a ser tutorado por um professor que muito me ensinou na prática. Nesse momento, o maior diferencial foi minha determinação e comprometimento em fazer algo acontecer, aprendendo e contribuindo.

Olhando e analisando esse degrau da minha carreira, e acompanhando vários jovens que têm seu sonho de profissão, identifico alguns fatores importantíssimos e que podem ser ferramenta para qualquer pessoa conquistar seu espaço.

Objetivo

Quando há um objetivo claro, tudo fica mais fácil. Por exemplo, antes de trabalhar com futebol, estagiei em um veículo de comunicação impresso, e para conseguir a vaga, selecionei todos aqueles jornais que me interessavam, estabeleci contatos me apresentando e mostrando meu escasso portfólio. Até que um deles me respondeu e levei adiante. Nesse caso, a proporção de conversão de uma resposta a cada oito contatos se vez verdadeira. Vale o esforço!

Ousadia

Principalmente dentro da nossa indústria, se pré-dispor ao acaso, ao novo e ao desconhecido pode ser importante, para se diferenciar e se destacar. Apresentar-se com comportamento ousado, em algumas ocasiões, pode te ajudar a encontrar a pessoa certa, desenvolver aquele portfólio diferente ou encantar.

Networking

Sozinho a gente não chega a lugar nenhum. Essa verdade domina o mundo corporativo e de negócios. Criar e cultivar conexões, de forma nutritiva e saudável, ajuda quando precisamos de informações, contatos e conselhos. Por isso, cercar-se de referências e pessoas que consigam desenvolver uma troca de peso igual para ambas pode ser essencial para você conseguir o seu sonho de estágio (ou de trabalho, mesmo) ou ir evoluindo seu mindset.

Proatividade

Estado de comportamento fundamental para sair do lugar e buscar o espaço pretendido. Ser proativo, hoje em dia, é expectativa mínima de qualquer líder performático. Sem proatividade torna-se impossível o uso da ferramenta FBNPM – Foi Batendo Na Porta Mesmo. Mas, atenção, o bom senso é um instrumento importante para não sair por aí batendo de empresa em empresa sem noção. É preciso ter o que falar!

Tenha o que falar/mostrar

Aproveite os espaços em branco na sua agenda para produzir, estudar, pensar e ter repertório suficiente para ter o que falar quando conseguir avançar na busca do seu objetivo. Trocar de igual para igual, com informação e conhecimento, e mostrar seu trabalho geram confiança. Apresentar-se com determinação e comprometimento, trazendo à tona sua capacidade de contribuição com o negócio, é uma atitude importante e pode mostrar sua diferença.

Encare essas dicas como forma de pensar o mundo e todas as suas atitudes serão moldadas a partir delas. Então, defina seu objetivo, tenha ousadia, acione sua rede de relacionamentos e, com muita proatividade, conquiste seu espaço. Sem blá, blá blá. Foi assim que fiz. Foi assim que tantos outros fizeram. E é assim que também possível conquistar o sonho da profissão.

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Isaac Zetune

Isaac Ramiris Zetune é jornalista, pós-graduado em marketing político e especializado em branded content. É sócio-diretor da Agência Insane e fundador da plataforma EMPREENDA.SE. (isaac@sejainsane.com.br)