Muitas vezes, perceber a importância de conhecer a estrada antes de embarcar, pode conduzir ao destino com bastante segurança. Entender o objetivo da viagem permite mudar a rota quando tudo parecer muito distante, complicado e por vezes, perigoso. Por isso tamanha relevância de saber o motivo para estar seguindo por esse ou aquele caminho. O destino é o caminho.

Não é somente conhecer os detalhes do mapa como fazem os navegadores do rally, onde cada desenho tem um significado diferente. Mas sobre saber pra que serve cada parada, o momento certo de esvaziar a cabeça (e os pulmões) de preocupações e aproveitar a paisagem. Não tem segredo respirar o ar puro, mas saber respirar é o segredo.

“Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu.” – Ana Vilela – Trem-Bala

Encontrar o destino e saber o caminho parece algo distante, burocrático. Chato e previsível, talvez. Enquanto saber o destino é seguro. Divertido e surpreendente, com certeza. Saber onde se quer chegar, fazer o que for preciso. E depois de um ou outro solavanco, estradas e pontes, qualquer obstáculo que dificulte ou embeleze o caminho mantém o destino intacto. Te esperando.

Com ou sem mapa, navegador ou ar puro, é inevitável encontrar problemas no meio do caminho. É onde as coisas acontecem para que tudo valha a pena. Pois é quando tudo parece mais difícil que ocorre a mudança, aquele esforço a mais, aquele gás a mais, aquela descoberta de motivação que estava escondida por baixo da escada que te fez subir.

“Tudo isso vale pelo destino”, já ouviu? Com certeza! E por isso saber onde se quer chegar torna tudo mais motivador, mais estimulante, mais desafiador, pois está lá o seu propósito lembrando todos os porquês. Aproveitar cada momento, perceber o valor do tempo, perceber as tonalidades das cores em cada paisagem que se apresenta valoriza ainda mais o caminho, já que o destino está lá. Te conduzindo.

“O elemento mais valioso para a alma humana em evolução nesse planeta é o tempo. Quando você menos espera o jogo acaba. E o que você fez com o seu tempo?” –  Sri Prem Baba – Propósito

Então basta olhar para dentro, encontrar o seu motivo de acordar todos os dias e correr atrás de cada caminho novo que vai te levar até lá! Procurar e encontrar pessoas que te ajudarão. Perceber ferramentas que facilitem o processo. Estar atento à saúde e buscar o equilíbrio desejado para que a energia se mantenha a cada passo. Existe então caminho mais agradável do que saber que o destino te espera?

O primeiro passo é perguntar pra si mesmo o principal motivo pelo qual você se energiza a cada novo desafio e então fortalecer cada parte do caminho com ar puro, aproveitando as nuances (das pessoas e dos lugares) para que lá no final seja possível perceber que apesar de todas as cicatrizes, falta de fôlego, um ou outro corte e espinhos, a arte final ficou maravilhosa!

banner clique
The following two tabs change content below.

Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

Latest posts by Jonatan Fortes (see all)