Quem tem o hábito da leitura por vezes acaba por indicar livros para os amigos, clientes, parentes, todo mundo! Em época de festas de fim de ano, mais amigos recorrem aos leitores mais fervorosos por dicas para presentear ou até mesmo colocar os melhores títulos naquela lista marota do amigo secreto.

Sobre amigos e livros, tenho algumas considerações a fazer. Livros são amigos e amigos são livros. Nessa frase está todo o segredo do universo, se não entendeu ainda, já explico. Simplesmente indicar um livro nem sempre faz sentido, mas compreender a importância daquela leitura no contexto das pessoas, faz toda a diferença.

A leitura é uma forma de aprendizado, mudança de hábito, treinamento, reflexão, distração; enfim, o segredo de tudo está justamente em estar predisposto a receber algo novo de fora. Por isso amigos são livros e, por consequência, livros são amigos. Estar disposto a receber algo novo é estar aberto a uma amizade, e receber é divino, um ato de humildade, uma expressão elevada de liberdade.

Quando conhecemos alguém estamos dispostos a entregar o nosso melhor, quando queremos o bem para a pessoa, podemos abrir as portas que já temos a chave. E o mais importante nesse contexto é justamente conhecer o que de mais importante está por trás daquela porta que servirá de combustível para aquela pessoa. E que poderá potencializar a vontade que ela tem de saber um pouco mais.

Os livros são amigos porque a partir da sabedoria deles nós podemos crescer intelectualmente, espiritualmente, desenvolver hábitos novos e criar novas formas de lidar com a vida. Livros nos entregam o que eles têm de melhor e são capazes de tirar o que temos de melhor dentro de nós.  A relação com os livros é semelhante à amizade, onde uma nova conversa, anos depois, tem um reflexo diferente em nossas vidas, e nada melhor do que um amigo novo que te conhece há anos.

Os amigos são livros porque a cada história que contam, a cada reação que têm às nossas histórias nos permitem refletir, nos perguntam (sem interrogar) o que de mais importante se tira como lição daquilo. Amigos permitem que sejamos o pior, para que eles nos façam enxergar o melhor. Somos coautores dessa relação, e a amizade pode ser um best seller sem estar disponível para venda.

A relação entre os amigos permite resgatar histórias, retomar caminhos, relembrar ações que um dia foram insensatas, mas justificaram cada página que você escreveu depois, e permite que a cada novo capítulo seja perfumado com um novo olhar verdadeiro e amoroso que só as relações humanas podem entregar.

banner clique
The following two tabs change content below.

Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

Latest posts by Jonatan Fortes (see all)