O engajamento acontece por meio da comunicação, mas para que ela seja efetiva precisa integrar, construir a imagem da causa da empresa e dialogar com os colaboradores. No entanto, como ter a percepção de que os colaboradores estão mesmo engajados? Bom, cinco atitudes podem apontar se o engajamento está acontecendo entre os colaboradores!

 1- Falam bem da empresa

Colaboradores engajados costumam falar bem da empresa, não só dentro do ambiente de trabalho, mas fora também. Isso acontece porque os colaboradores possuem uma identificação com a causa da empresa.

2- Ficam mais tempo na empresa

Quando alguém gosta e se identifica com o que faz, passa a se sentir parte da cultura organizacional. O colaborador se engaja e cria uma relação de parceria, desejando desafios, se desenvolvendo e evoluindo junto com a empresa.

3- Tem melhor performance

O colaborador engajado tem melhor perfomance porque além de se identificar com a causa da empresa, ele tem uma relação de parceria com a organização. A percepção de que pode agregar um valor proposto progressivamente maior à sua força de trabalho, leva o profissional a buscar superar metas e desafios.

4- Querem aprender mais

O colaborador engajado vai buscar se desenvolver profissionalmente, buscando aprender sempre mais, já que isso o ajuda a melhorar a sua performance e crescer dentro da organização.

 5- Se tornam embaixadores da marca

O colaborador engajado se identifica com os valores, missão e visão da empresa, e assim cria uma relação de parceria, como mencionei. Ele se desenvolve e dá melhores resultados. Isso faz com que o clima organizacional seja bom e o colaborador passa a ser um embaixador da marca, afinal ele gosta do que faz e de onde o faz. Um colaborador engajado se torna um embaixador da marca e passa a entender o impacto que é responsável na experiência do cliente e em como isso afeta na decisão de consumo.

Colaboradores engajados se atentam mais aos processos e buscam melhorias, e isso em um laboratório de medicina diagnóstica significa ética e compromisso, respeitando o cliente. Pessoas motivadas e que se identificam com a causa da empresa falam bem sobre o ambiente de trabalho, ficam mais tempo na empresa, tem melhor performance e querem aprender mais, isso porque estão comprometidas com o que fazem.

O engajamento dos colaboradores chega por meio da comunicação e o líder tem um papel importante nisso, já que é a sua carga emocional que definirá a relevância de uma mensagem para sua equipe. Tornar gestores comunicadores cada vez melhores traz benefícios à gestão de pessoas e à competitividade da empresa.

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Marcelo Oliveira

Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação, com uma passagem de 17 anos pela EMBRAER, onde atuei na edição de Publicações Técnicas e como focal point de inovação. Estruturei e estive a frente de um programa voltado a conectar pessoas, ajustar processos, melhorar a comunicação e aplicar uma gestão colaborativa e inovadora de equipes, ajudando a desenvolver o potencial humano, através do engajamento e da capacitação. Em paralelo, como freelancer, produzi textos para a revista Villaggio Panamby e para o site infoescola.com. Fundei a Inovadoramente Consultoria para oferecer serviços em gestão de equipes e comunicação. Também sou conteudista no Ideia de Marketing e na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, além de professor de Pós-Graduação na ESPM, dentro do Centro de Inovação e Criatividade.