Por que meu negócio precisa ter um propósito?

Por que meu negócio precisa ter um propósito?

Não precisa. Mas será melhor. Entenda.

Faz tempo que não falo sobre propósito. Mas, em épocas difíceis, de retomada para algumas empresas e reorganização para outras visando o novo ano, nada melhor que nos inspirarmos naquilo que pode ser fundamental para a existência e sucesso de qualquer negócio, seu propósito. E isso não é conversa de multinacional e grandes marcas, não.

Toda micro, pequena e média empresa passa por momentos de oscilação e dificuldades. Desde seu nascimento, os desafios são enormes e sobreviver frente à concorrência não é fácil. Mais do que aportes financeiros, a existência passa, também, pelo apego ao propósito, que é sua real razão de existir.

Não à toa, se muitos empreendedores fossem se apegar somente aos resultados financeiros, certamente muito mais empresas deixariam de existir. Ao passo que temos uma causa clara e definida, muitos outros resultados estão em jogo, principalmente aqueles emocionais atrelados ao propósito da empresa e sua luta irracional para cumprir a missão comprada. É como se outras formas de satisfação aos empreendedores estivessem em jogo.

Por exemplo, para o dono de uma oficina que está com poucos clientes por conta da crise, mas que tem fé no próprio negócio, ama o que faz, porque seu propósito é cuidar da segurança dos seus clientes, pode ser uma boa época para enviar um WhatsApp para aqueles mais chegados com uma promoção de manutenção preventiva para que a viagem com suas famílias nas férias de fim de ano seja segura.

É claro que o exemplo apenas ilustra a motivação de um empreendedor, mas a lição aqui é que quando há um propósito claro e definido, há uma motivação orgânica e natural para que se faça acontecer, pois leva-se em consideração outras esferas de resultados antes mesmo do econômico, a partir de uma satisfação por outros motivos. Neste caso, a preocupação verdadeira com os clientes.

Como pensar o propósito?

É comum ver pessoas de sucesso aconselhando empreendedores dizendo que o foco nunca deve ser o dinheiro, mas sim a construção de um negócio que o faça feliz. É mais ou menos por aí.

O estabelecimento de uma causa maior para um negócio está na raiz da concepção dos fundadores e gestores em ter a empresa, ou daquelas lideranças que têm um apego próximo e íntimo à organização ou aos motivos que a levam existir. Isso significa o real entendimento da existência do negócio e de suas relações com o mercado, a partir do ponto de vista dos problemas, anseios e necessidades que a empresa resolve.

Pensar propósito e praticá-lo é a melhor forma de se relacionar com a organização e seu papel dentro dela, pois outros resultados é que estão em jogo. Nesse sentido, é possível que haja uma harmonia no clima do trabalho e uma melhor qualidade de vida, em tempos difíceis ou mais fáceis.

Muito mais prazeroso do que vender consertos mecânicos é garantir a segurança do cliente. Assim como é muito melhor garantir que as pessoas provem o melhor sabor de suas vidas ao invés apenas de comprarem produtos alimentícios. Pensar propósito é sonhar sucesso. Qual o seu?

Isaac Zetune

Isaac Ramiris Zetune é jornalista, pós-graduado em marketing político e especializado em branded content. É sócio-diretor da Agência Insane e fundador da plataforma EMPREENDA.SE. (isaac@sejainsane.com.br)

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