Pense sobre a luz e a sombra. Quando tudo está claro, só há luz? Quando tudo está escuro, só há sombra? Pense bem. Pense literalmente. Não pense como uma ideia surreal, pense como se fosse de verdade. O exercício faz a gente enxergar do mesmo jeito que os olhos se acostumam com a falta de luz, a gente consegue pensar um pouco além do óbvio.

E é sobre o óbvio que quero escrever aqui hoje, sobre a luz que existe dentro da sombra, e sobre a sombra que ainda existe quando só aparece a luz. Mesmo que isso pareça uma pouco fora da casa, é disso mesmo que estou falando. Sobre a luz, sobre a sombra, e sobre o que acontece quando as luzes se encontrarem.

As empresas costumam mostrar somente a parte boa das suas marcas, somente o que o cliente “pode” ver. E deixam escondida a cozinha. Deixam pra trás, debaixo do tapete, a história mais feia, aquele rasgado da cortina, ou o ovo que ficou com a gema estourada na hora de preparar. É sobre isso mesmo, sobre o que fica na sombra que precisamos falar.

Trazer à tona a essência de uma marca é também mostrar a parte feia, o que levou àquela ascensão, o que trouxe todo aquele amadurecimento muitas vezes são as falhas e, geralmente, é ali que mora a verdade da marca. Mora ali o motivo pelo qual tudo acontece, e por isso é tão importante mostrar essa luz tão forte que parece sombra, essa magnífica verdade que está por trás do segredo do sucesso.

A originalidade é a única parte que ninguém pode copiar do seu modelo de negócio, é justamente o motivo pelo qual você faz o que faz. E, nesse momento, quando você mostra a verdade da marca, a essência do seu negócio se conecta com a necessidade de um tipo bem específico de cliente: o seu. O nicho que a sua marca atende muitas vezes só existe porque você o criou, e justamente por conectar essas luzes é que a mágica acontece.

Permita que a sua marca seja de verdade, permita que tudo o que você fala na sua comunicação seja relevante para a luz do seu cliente. Promova o encontro mais fabuloso que pode acontecer quando a solução se entrega à necessidade. Tenha certeza de que mais um sonho vai se realizar quando as luzes se encontrarem. E a sua marca que vai ser responsável por isso. Aproveite!

banner clique
The following two tabs change content below.

Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

Latest posts by Jonatan Fortes (see all)