Com certeza você já deve ter ouvido falar em networking.  Hoje em dia, qualquer encontro, seminário, palestra etc. traz como pano de fundo a possibilidade de fazer novos contatos profissionais.  Mas, o que pode parecer simples, pode se tornar um grande desafio, principalmente para aquelas pessoas mais tímidas.  Afinal, como se aproximar de pessoas desconhecidas? Como estabelecer uma conexão com elas?

Para fazer networking é necessário utilizar o marketing pessoal. É preciso conhecer, conversar e se relacionar.  A partir do networking é possível aumentar a visibilidade da sua marca, melhorar sua reputação diante da sua área de atuação e aumentar sua influência.

Porém, é importante compreender que esse processo ocorre a longo prazo, e requer tempo e paciência.  Bater papo em um evento, trocar cartões, podem até ajudar na formação dessa rede, no entanto não é o suficiente. O verdadeiro networking baseia-se em relações de troca, onde você não pode pensar apenas nos benefícios que ganha, mas também no que você tem a oferecer.
Por isso, para fazer um networking eficiente, é preciso ter uma estratégia. Abaixo, elaboramos 4 dicas que vão ajudar você a se organizar melhor. Confira!

– Tenha presença nas redes sociais: se você quer promover seu trabalho, não existe lugar melhor que as redes sociais.  A partir delas, você consegue mostrar um pouco o que você faz. Por isso, é importante criar conteúdos relevantes e ter uma rotina de postagens.

– Faça parcerias: procure fazer parcerias com outras empresas para fazer promoções, ou, até mesmo para promover palestras e encontros.  Isso irá fortalecer sua imagem e aos poucos seu trabalho vai começar a ser lembrado.

– Não saia distribuindo cartões: o cartão de visita é importante, pois nele consta todas as suas informações de contato. Mas, lembre-se, ele não é um panfleto! Então, não saia distribuindo de forma aleatória.  Utilize apenas quando há interesse de ambas as partes. Assim, você estará criando oportunidades  concretas.

– Demonstre interesse:  invista no conhecimento e troque informações. Certamente você tem admiração por algum profissional da sua área de atuação ou curiosidade em conhecer um pouco mais sobre determinado trabalho. Por isso, vá atrás do que deseja!  Procure aprender e agregar ideais.

Lembre-se, manter uma boa rede de contatos pode fazer a diferença na hora de fazer novos negócios e, até mesmo, conseguir um emprego. Hoje em dia não basta ter uma grande empresa e um bom discurso para se manter no mercado, é preciso cultivar relacionamentos.

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Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.