Toda marca está em busca de novas maneiras de criar defensores. Existem diversas formas de fazer isso e uma das mais eficientes é o marketing de conteúdo. Através do planejamento e criação de um material genuinamente interessante e informativo, é possível conquistar cada vez mais público e, depois, gerar defensores.

O marketing de conteúdo tem o poder de criar uma relação forte de confiança entre a sua empresa e o público, algo muito valioso nestes tempos em que a atenção das pessoas está extremamente disputada. Ao oferecer algo de valor para sua audiência, no caso um post de blog, um infográfico, um e-book, entre outros, você começa a solidificar a autoridade da sua marca no seu assunto.

Entenda como o marketing de conteúdo e a conquista de defensores caminham juntos:

Conquistando autoridade

O objetivo do marketing de conteúdo não é vender o seu produto. Isto é apenas uma consequência do seu sucesso. O real intuito dele é estabelecer seu negócio como uma autoridade no assunto da sua área de atuação. Ao entender sua empresa como um nome de respeito no âmbito em que trabalha, o seu público vai se sentir muito mais confiante em fazer negócios com você. Isso prepara o terreno para que sejam criados defensores em potencial, que já foram cativados pelo bom conteúdo distribuído pela sua marca.

Subindo no ranking do Google

Maior autoridade e mais conteúdo publicado contribui imensamente para uma posição privilegiada entre os resultados do Google e demais sites de pesquisas. Para conquistar isso, você deve trabalhar com um site otimizado, usando as técnicas recomendadas de SEO e oferecendo conteúdo de qualidade. Tendo um posto de destaque nos sites de buscas por termos relacionados ao seu negócio, você aumenta as chances de ser encontrado por defensores em potencial.

Fidelizando o seu público

Publicar um conteúdo excelente é algo que contribui bastante para a criação de um relacionamento de confiança com o seu público. É assim que você forma defensores. Ao manter uma consistência em qualidade e temática, o conteúdo do seu site passa a se tornar uma referência positiva para estas pessoas. Elas podem passar a visitar o seu conteúdo diretamente e, assim, ter maior contato com sua empresa. Esta relação tem tudo para evoluir e criar vários defensores para sua marca.

Ganhando compartilhamentos

Além de todas as vantagens vindas de uma posição privilegiada entre os resultados do Google, você também pode aproveitar os benefícios de um conteúdo com alto potencial de compartilhamento. O marketing de conteúdo se fundamenta na produção de materiais que o seu público queira consumir e, depois, espalhar para quem conhece. Este potencial deve ser considerado durante a etapa de elaboração de pautas para que você produza conteúdo que consiga conquistar defensores.

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Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.