As redes sociais, sem dúvida, se configuram como uma importante estratégia do marketing digital.  De acordo com um levantamento feito pela empresa de pesquisa, norte americana, eMarketer, só neste ano, um terço da população mundial fará “login” pelo menos uma vez por mês em algum rede social. Isso significa que 2,46 bilhões de pessoas já convivem com esses canais em sua rotina.
Esse crescimento se deu principalmente pela expansão da cobertura da internet e, também, pelo aumento do uso dos dispositivos móveis.

Diante desse cenário, nota-se que as empresas estão buscando cada vez mais investir em tecnologias e buscar recursos diferenciados para atrair e entreter seus consumidores no ambiente online.  O Instagram, em especial, tem sido bastante utilizado de forma corporativa por muitas marcas.  A partir da criação de um perfil comercial, as empresas conseguem atrair um número maior de seguidores e também transmitir uma imagem mais profissional. Dentre as inúmeras possibilidades que essa rede proporciona, está a ferramenta “Stories”. Por meio dela, é possível compartilhar fotos, vídeos, textos, entre outros.  A opção é bem parecida com a “Minha História” do Snapchat. Os posts ficam no ar por apenas 24 horas e durante esse período as pessoas podem visualizar e comentar as publicações.

O Instagram Stories tem sido utilizado por muitas empresas que veem nele a possibilidade de se aproximar ainda mais dos seus consumidores. Mas, é preciso ter cautela ao utilizar a ferramenta para não correr o risco de fazer publicações sem sentido. O que mais tem por aí são publicações que não agregam nada para os clientes, por isso elaborar conteúdos atrativos e relevantes é fundamental para obter sucesso nessa plataforma.
Conteúdos que podem ser trabalhados no Instagram Stories
Abaixo, preparamos alguns conteúdos que podem ser elaborados, de forma estratégica, para o Instagram Stories. Confira!

– Bastidores: as pessoas querem saber cada vez mais sobre a sua empresa, por isso publicar situações do dia a dia é uma boa opção.  O que está acontecendo na sua empresa nesse exato momento? O público quer ter acesso a informações em tempo real.

– Promoções exclusivas: todo mundo adora uma promoção, por isso é importante investir em ações exclusivas no Instagram Stories.  Muitos fãs passam a acompanhar a empresa apenas por esse canal, então, nada mais justo que proporcionar benefícios para seus clientes.

– Links externos: se sua empresa possui o selo de autenticidade no Instagram é possível colocar links no Stories para outros sites, por exemplo. Assim, você consegue integrar várias mídias ao mesmo tempo.

– Chamadas para transmissão ao vivo: se você quer fazer uma live no Instagram é importante convidar sua audiência com antecedência permitindo, assim, que elas se programem para assistir a transmissão.

São inúmeras as possibilidades de criação de conteúdo que podem ser feitas para o seu negócio. Ao contrário das outras ferramentas, o Instagram Stories permite que você tenha um laço muito mais forte com seu público, pois funciona como uma espécie de diário. As pessoas tem curiosidade em saber o que acontece uma com as outras, e, também, com as empresas.  A partir do momento que você cria uma rotina de publicações, que são, na maioria das vezes, instantâneas, o público passa a acompanhar diariamente as postagens.

Então, se sua marca ainda não está no Instagram Sotries é hora de repensar. Afinal, você pode está perdendo a possibilidade de conquistar seguidores fiéis!

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Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.