Faz muitos anos que as equipes de marketing das empresas desenvolvem estratégias para tornar o serviço oferecido ou o produto comprado em uma experiência para o consumidor.

Isso porque quando uma compra envolve fatores emocionais (positivos, é claro), é mais fácil de envolver o cliente, bem como é mais provável de se repetir e de ser sugerida para os amigos dos consumidores.

Agora as redes sociais levaram essa tendência a outro nível, por isso surgem técnicas para pensar em ideias instagramáveis, ou seja, que captem a atenção do cliente, a ponto que ele se identifique, fotografe e compartilhe nas suas redes sociais.

O instagram e outras timelines de fotografias ajudam (e viciam) porque ajudam as pessoas a contarem as histórias da sua vida para os outros. Histórias algumas vezes muito mais coloridas e cheias de filtros do que na vida real, mas que recebem muitas visualizações e respostas, o que interessa para as marcas.

Para rolar uma identificação com o produto ou com o serviço, a ponto de que ele seja um motivo de “orgulho” para ser fotografado e compartilhado, é preciso saber as tendências de consumo do seu público-alvo e superar as suas expectativas de forma visual.

Há diversos motivos para a sua marca ser publicitada desta forma pelos clientes, seja porque acharam algo curioso e engraçado ou porque represente o seu estilo de vida.

Atualmente muitos espaços são concebidos por profissionais para que as pessoas entrem propositadamente para passar um momento, para consumir ou conhecer os produtos, e aproveitarem para tirar fotos em cantinhos bem decorados com frases de efeito, que depois são marcadas na sua rede social.

Assim como também há consumidores que escolhem os produtos com os rótulos mais inovadores pensando no registro virtual, sem falar daqueles que fotografam os pratos de comida mais bonitos e exóticos que aparecem nas suas mesas de restaurantes.

Seja qual for o tipo de produto ou serviço que você desenvolva, faça uma embalagem que surpreenda, anexe um cartão com uma frase inspiradora, faça uma reunião em um lugar interessante para marcação da localização geográfica, etc. Ou seja, demonstre algum tipo de carinho que faça com que a utilização do produto torne-se uma experiência digna de ser compartilhada com os amigos do seu cliente.

Em terra em que a grama do vizinho é sempre mais verdinha, pense em como o seu produto pode ser associado a um lifestyle e ganhar publicidade online do cliente. Uma empresa só ganha ao criar um link emocional com o cliente, mesmo que não vá parar no instagram ou facebook, é uma grande passo para conquistá-lo e fidelizá-lo.

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Renata de Freitas

É publicitária de Floripa, mas vive há quase 10 anos em Portugal, onde trabalha com Marketing Empresarial, fez PhD em Comunicação Estratégica e participa de grupos de investigação da área. É apaixonada por Branding, por assuntos criativos e por lugares inspiradores.