Você já parou para refletir que, a partir de suas próprias experiências positivas, os consumidores satisfeitos podem passar a fazer parte da sua publicidade? Garantir a satisfação de clientes alimenta a voz das pessoas que engajam com a marca, incentivando-as a advogar em prol dela: indicar aos amigos, compartilhar seus conteúdos, escrever boas reviews, etc.

Essa é a pedra fundamental do Marketing de Defensores. Reconhecendo o poder dessa tendência, no post de hoje, apresento cinco maneiras de aumentar a satisfação dos seus clientes, transformando-os em defensores de sua marca. Continue a leitura!

Aumente a interação com clientes nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para as marcas, pois as humanizam. Compreenda que do ponto de vista do marketing, as redes sociais não devem servir como canal de vendas — mas como um canal de relacionamento.

É uma forma de conversar com seus clientes sem formalismos, por isso, expresse emoção, mostrando-se criativo e divertido. As pessoas se sentirão especiais — e, o mais importante, fará com que elas comentem essas experiências com amigos.

Foque no suporte e no pós-venda

Transparência é um fator crítico na construção de uma relação de confiança, satisfação e amor com seu cliente. Estamos em uma era digital — não tenha medo de feedbacks, mostre que não há nada a esconder e que você gosta de conversar com seus clientes.

Além do suporte, cumprir com sua palavra é uma obrigação. Manter suas promessas pós-venda ajuda a mostrar a transparência de seu negócio, ao mesmo tempo em que fortalece a confiança e a credibilidade com sua audiência.

Trate muito bem seus clientes

Um terço dos consumidores afirma ter experiências rudes com o atendimento ao cliente pelo menos uma vez ao mês, e 58% deles contam aos amigos. Eis um claro exemplo de como a propaganda boca a boca pode funcionar contra o seu negócio! É muito importante ser respeitoso com o humor do cliente quando se está tentando resolver algum problema que tenha ocorrido com seu produto ou serviço.

Manter a paciência é fundamental, pois dá ao cliente tempo de respirar e pensar com mais calma acerca do problema. Além disso, cria a oportunidade para que você participe da solução do problema — e, ainda, de confortá-lo. Quanto mais confortável o cliente estiver, maior a probabilidade de ele oferecer um feedback valioso, que deve ser usado para prevenir que problemas similares aconteçam.

Exceda expectativas e continue satisfazendo

Além do suporte, promoções contínuas ajudam a manter o consumidor encantado e satisfeito. Eles promovem, então, promoções envolventes em plataformas variadas — oferecendo descontos, brindes, sorteios e concursos. Divulgue esses eventos por e-mail, social media, impressos, na loja física e em qualquer outro suporte que traga exposição e visibilidade.

Reconheça gentileza e gratidão

Por último, mas não menos importante, sempre diga “obrigado”. Três a cada quatro clientes dizem ter gasto mais com a empresa por causa de um histórico de experiências positivas! Bondade e gratidão nos negócios são uma forma inegável de encantar os clientes — para o cliente, relevância é a chave. Demonstre gratidão pelo simples fato de ele ter dedicado tempo no processo de resolver aquele problema com a sua companhia.

Certa vez, Walt Disney disse uma frase que ilustra o assunto muito bem: “Faça o que você faz tão bem que eles vão querer ver novamente, e trazer seus amigos”. Alimentar uma relação de amor entre a sua empresa e seus clientes cria uma publicidade valiosa e impagável.

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Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.