Imagine você ter um negócio, com uma ótima oferta de produtos ou serviços, e ninguém saber da sua existência. Em um cenário diferente, imagine que sua oferta não esteja agradando o mercado ou seu atendimento não esteja bom e não há oportunidade para nenhum cliente informar você sobre esses pontos a melhorar. Estamos falando, aqui, de negócios que não se comunicam e, provavelmente, morrerão.

O poder da boa comunicação é subutilizado nas pequenas e médias empresas, muitas vezes por falta de conhecimento, informação ou noções de como fazer. Claro, cada um no seu quadrado.

Nesse sentido, ter recursos para investimentos na área é sempre uma barreira, já que estamos falando de negócios normalmente enxutos, com recursos humanos otimizados e margens apertadas – inclusive de tempo.

A comunicação, entretanto, é uma vertical importante para qualquer empresa. É por meio dela que conseguimos conectar as pessoas à nossa marca, gerar algum interesse no consumidor, mostrar para ele nossos diferenciais e, sobretudo, ouvi-lo, com abertura para críticas e sugestões, visando evoluir.

Veja alguns pontos importantes para exercitar e que poderão tornar a comunicação da sua empresa poderosa.

Identidade clara

Saber o que falar, para quem falar, na hora certa, é uma grande virtude. E hoje, essa é uma característica daqueles negócios que sabem exatamente o porquê vieram ao mundo. Sabem sua essência, DNA e, provavelmente, têm uma boa capacidade de fidelizar.

Não é fácil encontrar esse caminho. Exige muita reflexão sobre o próprio negócio, vivência do ecossistema em que se está inserido, muito estudo e busca de referências. Dessa forma, é possível descobrir sua verdadeira vocação, que é o ponto primordial para saber como se comunicar. Observe como suas marcas favoritas se comunicam com você. Pense no seu cliente como um filho, e defina a melhor maneira de atendê-lo. Acredite, sua empresa será valorizada!

Canais ativos de comunicação

Ocupar os espaços disponíveis, principalmente a partir dos benefícios da internet, é algo que toda empresa pode fazer, com um pouco de boa vontade, esforço e dedicação. Busque conexão com seus clientes. Informe-se sobre quem são, do que gostam, e elabore mensagens que o engajarão.

As redes sociais são ótimas para informar, interagir e se fazer presente, desde que haja uma estratégia que faça sua empresa se diferenciar e não sumir no mar de conteúdos gerados a cada segundo, de modo que se conecte aos reais clientes que sua marca deseja ter.

Conhecer as possibilidades e suas peculiaridades é fundamental para gerar o conteúdo na plataforma certa, fazendo os investimentos corretos.

O poder do SAC e relacionamento

Empresa que não gosta de ouvir o cliente não quer crescer e evoluir. E existe um monte por aí. Ter um canal de relacionamento para absorver críticas e sugestões é fundamental. E isso tem que ficar claro na comunicação da empresa.

Destine um e-mail, número de telefone ou WhatsApp para isso. Errar é humano e todos os CPFs e CNPJs do mundo fazem isso. Porém, assumir o erro, ser verdadeiro e mostrar disposição em melhorar é que dará grandeza para sua marca e seu negócio.

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Isaac Zetune

Isaac Ramiris Zetune é jornalista, pós-graduado em marketing político e especializado em branded content. É sócio-diretor da Agência Insane e fundador da plataforma EMPREENDA.SE. (isaac@sejainsane.com.br)