Você considera as Mídias Sociais um canal importante de Marketing para sua marca?

A cada dia, as mídias sociais ganham mais importância nas estratégias de marketing para empresas de todos os tamanhos e setores. É possível perceber que as empresas já entendem que as redes sociais não são um canal comum, feito por marcas e tecnologia. Como o próprio nome sugere, as redes sociais são sobre pessoas e relacionamentos.

Quando se fala em pessoas e relacionamentos, surge uma grande dúvida para os profissionais de marketing: Como gerar relacionamentos confiáveis com pessoas nas redes sociais? A resposta pode estar dentro da sua empresa: Através dos seus colaboradores!

O Employee Advocacy, pode ser definido como toda a promoção da marca feita por funcionários, principalmente nos canais digitais.

Até pouco tempo atrás, as empresas se preocupavam apenas em ações de endomarketing para conseguir engajar seus colaboradores e melhorar o clima interno da empresa. Com a tecnologia existente hoje, o papel do engajamento dos colaboradores pode (e deve) ir além. Os colaboradores precisam ser os primeiros Defensores da Marca.

Quer saber como ter colaboradores que são defensores da sua marca pode ajudar a impulsionar sua empresa? Confira nos pontos abaixo:

1) Impulsionar a presença nas redes sociais

Sabemos que o alcance orgânico das redes sociais está cada vez menor  e isso tem sido um problema para empresas. Profissionais de Social Media buscam diversas maneiras de criar conteúdos que gerem engajamento e viralizem, buscando ter um alcance maior, mas nem sempre isso é possível.

Uma boa alternativa para esse problema, é estimular o compartilhamento dos conteúdos da empresa por seus colaboradores. Se sua empresa possui 100 colaboradores e cada um tem em média 500 conexões em suas redes, são 50.000 pessoas em potencial a serem impactadas.

2) Aumentar o engajamento dos colaboradores

Quando os colaboradores se sentem importantes, eles tendem a serem mais engajados e produtivos. Incentivar que eles sejam os porta-vozes da empresa e recompensá-los por isso, os motivará a querer sempre o melhor para a empresa e terão orgulho de demonstrar que fazem parte dessa empresa

3) Incrementar as vendas

Um estudo da Nielsen mostrou que 92% das pessoas confiam em recomendações de amigos sobre produtos e serviços. Colocar seus funcionários para espalhar o conteúdo da empresa, aumentará a confiança em sua marca e seus produtos, gerando um incremento nas vendas.

4) Posicionar seus colaboradores como referência no mercado

Ao falar nas mídias sociais sobre o mercado em que atua, seus funcionários passarão a serem vistos como referências naquele assunto. Além de ser bom para a marca, ajuda no marketing pessoal de cada colaborador.

5) Estimular as interações dos consumidores com sua marca

Como já dito anteriormente, seus colaboradores tem muitos contatos nas redes sociais. Quando esses contatos tiverem dúvidas sobre seus produtos e serviços, buscarão seus funcionários para conseguir informação confiável. Isso gerará relacionamento entre sua marca e pessoas em um nível diferente do que a maioria das marcas faz hoje em dia.

As empresas buscam soluções mirabolantes para seus problemas e muitas vezes acabam não percebendo que possuem uma poderosa arma dentro de casa. Implantar e estruturar um Programa de Employee Advocacy não é algo fácil, mas com certeza o retorno vale a pena.

E você? Acha que um Programa de Employee Advocacy pode ajudar sua empresa?

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Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.