É uma mistura de sentimentos que tomam conta do meu coração quando penso que pela última vez estou escrevendo como colunista do Ideia! Ok, ok, não seremos tão trágicos, também sei que tenho as portas abertas aqui, e quando quiser posso escrever algumas palavrinhas que o pessoal postará meu texto, rsrsrs…

Mas eu acredito muito em ritos, e iniciar e terminar algo faz parte dos rituais, e principalmente, parte das nossas vidas. Em meados de 2013, após ver uma postagem no Face sobre quem gostaria de candidatar-se a uma vaga para ser colunista do Ideia, eu resolvi enviar um texto. Confesso que não era um escritor assíduo, e também não me considerava bom nisso. Mas diante da oportunidade eu resolvi enviar a minha “ideia”, e para a minha surpresa fui aprovado.

O nome daquele artigo era: Quero ser Grande! O Branding nas pequenas empresas.

Quem diria! Meu primeiro artigo no Ideia, meu primeiro título de artigo, hoje virou o nome da minha palestra, as coisas realmente não são por acaso.

Nestes anos escrevendo eu aprendi muita coisa, iniciei minha participação no mundo digital, aprendi a escrever “um pouco” melhor, melhorei meu vocabulário (confesso que escrevia “agente” tudo juntinho quando queria me referir a pessoas), e tudo isso me trouxe um aprendizado incrível, uma bagagem de conhecimento que um grande salário não conseguiria me remunerar.

Como mencionei, eu realmente não acredito no acaso, e ontem enquanto almoçava, já sabendo que escreveria este texto, encontrei um amigo que me disse: Marcus, você não escreve mais no Ideia de Marketing? Poxa, eu adorava ler os seus textos, e acho incrível a dedicação que tens em sair da zona de conforto e se colocar a escrever, parabéns! Obviamente, fiquei muito feliz, pois apesar de muito gratificante, realmente não foi nada fácil parar na frente do computador para escrever tantos artigos durante esses anos.

Mas, a vida é movimento, e vamos as novidades. Como disse, a experiência incrível que o Ideia me concedeu, me fez vislumbrar novos projetos, e gostaria de apresentar um deles aqui para vocês, juntamente com uma breve explicação da expressão que dá nome a este projeto.

Você pode me encontram agora no Instagram com o seguinte codinome: @marketeiroconfesso.

Vamos a uma rápida explicação:

Marketeiro: Tive uma professora na faculdade, difícil afirmar que tenha sido a melhor, mas certamente uma das mais inspiradoras professoras que passaram pela minha vida. Ela odiava a expressão Marketeiro, devido a toda depreciação política que a cerca, mas, como teimoso que sou, não quis sair da faculdade concordando 100% com seus pensamentos. Resolvi adotar a alcunha de Marketeiro e assim me denominei dali por diante.

Confesso: De vagabundo à Marketeiro. Na minha pré-adolescência, meu irmão já adolescente tinha uma banda de pop/rock, e costumavam tocar uma música chamada Vagabundo Confesso da banda Catarinense Dazaranha. Todas as vezes que ele tocava a música e eu estava na plateia, ele fazia questão de falar que a música era para mim, eu passava um pouco de vergonha na frente do público, mas no fundo eu gostava e achava engraçado.

Enfim, como essa história enraizada, surgiu o Marketeiro Confesso, onde tenho como objetivo compartilhar com você todas as minhas experiências nos meus 10 anos de trabalho imerso no mundo da comunicação.

Falarei das experiências como sócio de agência de comunicação, no Ideia de Marketing como colaborador, como consultor de marketing no Sebrae e mais recentemente como professor de graduação e pós-graduação. Fora tudo isso, eu ainda gosto muito de jogar futebol, adoro assistir e jogar tênis e tenho como hobby a produção de cerveja artesanal, vamos falar disso também, ok?

Enfim, a minha proposta é abrir a caixa de ferramentas do meu dia a dia, no intuito de apresentar meus erros e acertos, e quem sabe, desta forma, poder ajudar você!

Agradeço de coração ao Paulo e a Mariana, por criar esse canal tão maravilhoso de compartilhamento de conteúdo, que eu continuarei a propagar, seja em minhas redes sociais, em consultorias ou nas minhas palestras, pois o aprendizado que existe dentro do Ideia de Marketing é imensurável.

A vida é movimento, o marketing também!

Obrigado.

Marcus Vinícius Tonin

Marketeiro Confesso

banner clique
The following two tabs change content below.
Sócio da Candoo Comunicação e Branding e Consultor de Marketing pelo Sebrae. Apaixonado pela comunicação, que ainda acredita que esta deva ser realizada pelas pessoas, e não por seus meios.