Sabemos que para trabalhar com comunicação, um profissional dedicado precisa ser exigente com seus entendimentos do meio, procurar conhecimento constante, atualizar sua inteligência de negócio e lidar com a pluralidade de suas funções. Visto que, para atuar positivamente na área e trabalhar com suas mídias de forma adequada, é preciso interagir com a cultura local, com as aberturas mutantes do mercado e entender o meio em que atua de forma clara para então agir de maneira certeira.

Atualmente, a cultura nos instiga a interagir com públicos diversos, o que publicam por aí é a igualdade, é a comunhão das classes e a união das mídias em prol de um mesmo contexto. Como comunicadores, precisamos entender que o mundo é regido pela diferença, e que ‘igualar’ tudo e todos nem sempre traz bons resultados. É preciso aprimorar nossos discursos a fim de proliferar o respeito, mas não transformar todo tipo de comunicação numa massa de manobra que emana produtos e serviços iguais, mesmo com o passar do tempo e das modificações culturais.

Considerar alguns pontos como primordiais para a inserção da diversidade é vital para a boa comunicação de um profissional atual e atuante. Veja quais são esses pontos:

– Respeitar as diferenças: uma boa comunicação não exclui, apenas seleciona o meio e adequação a cada público;

– Considerar a cultura: Levar em conta tradições, crenças e ideologias ajuda a entender problemas e solucioná-los;

– Ser ouvinte: Em muitos momentos é bom que o profissional escute a diretoria, os colegas, o cliente e o público alvo, pois quando menos se espera a solução surge de uma sugestão tímida, arrisque!

– Manter um ambiente interativo: Um local com ideais na parede, na cabeça e no papel, múltiplas reuniões e brainstorms reúnem grande força de comunicação, a interação de todos os envolvidos dentro e fora do ambiente de trabalho traz eficácia no resultado;

A diversidade integrada ao bom trabalho de comunicação transforma a visão dos envolvidos, lida com problemas de maneira leve, busca soluções certeiras e contribui para a vantagem competitiva. Pois quem lida com diversidade está um passo a frente, está em comunicação com o mundo e atinge os objetivos agradando os méritos e abrindo portas para parcerias, além de fazer boa vista aos formadores de opinião.  Diversifique seu trabalho, diversifique sua atuação, abrace o mundo!

banner clique
The following two tabs change content below.

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.