Manter colaboradores engajados é um desafio para muitas empresas. Afinal, são pessoas diferentes, com ideias e formação dos mais diversos tipos, não é mesmo? Por isso, existem estratégias que ajudam a motivar e a formar equipes alinhadas com o propósito da organização.  Porém, na maioria das vezes, os profissionais não conseguem colocá-las em prática e acabam cometendo erros, comprometendo assim, a consolidação de uma comunicação interna eficaz. Hoje, listamos os 5 erros mais comuns e as ações que podem ser implementadas para melhorar essa realidade. Confira!

1º- erro: Não valorizar o colaborador

Cada colaborador exerce papel fundamental para o pleno desenvolvimento da organização. Algumas empresas, não possuem o hábito de elogiar e valorizar o trabalho das pessoas e isso pode refletir na motivação da equipe. Quando não há um reconhecimento por parte da gestão, os colaboradores tendem a desanimar com o trabalho prestado.  Portanto, é essencial não apenas estimular a equipe, destacando e dando um feedback paras as atividades que foram feitas, mas também investir na capacitação de todos.

2º- erro: Falta de coerência entre o que é dito e o que é feito

Esse é um dos maiores problemas, pois envolve confiança e reputação. Quando não há uma harmonia entre aquilo que é promovido pelos líderes e gestores e a prática das ações, os laços de pertencimento tendem a se romper. Por isso, é fundamental manter clareza nas informações para que não haja fragmentação da equipe.

3º-erro: Comunicação unilateral

Empresas que não estão dispostas a ouvir seus colaboradores tendem a parar no tempo. Hoje em dia, todos querem dar suas opiniões. A ideia de cocriação torna as organizações ambientes mais férteis, no sentido de produção e desenvolvimento. Portanto, as empresas que promovem diálogos internos entre seus colaboradores tendem a ter mais sucesso no mercado.

4º-erro: Falta de campanhas que gerem engajamento

Não basta apenas ter uma comunicação interna, é preciso fazer com que ela seja ativa. Por isso, a elaboração de campanhas que integrem as equipes são tão importantes. Não precisa ser necessariamente em datas comemorativas, como natal, páscoa etc.  Criar um cronograma com campanhas mensais, por exemplo, ajuda a manter os colaboradores interessados. Ações simples, como promover uma comemoração dos aniversariantes do mês ou algum quiz com temas relacionados à área de atuação e premiação, já ajudam a manter os colaboradores motivados.

5º- erro: Não valorizar a comunicação de uma forma geral

Tudo é comunicação! As empresas que não valorizam os profissionais dessa área e não investem nesse setor não estão agindo de forma adequada. Boas estratégias de comunicação podem melhorar o desempenho de uma organização, o rendimento dos colaboradores e, ainda, estimular inovações.

Portanto se sua empresa está cometendo um desses erros é hora de rever os conceitos e adotar estratégias mais eficazes! 

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Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.