É cada vez mais comum empresas optarem pelo trabalho home office.  Além de reduzirem os gastos com locação de imóveis, energia, água, entre outros, essa opção agrada, principalmente, as áreas que utilizam a internet como meio de divulgação e produção de serviços.

A possibilidade de ter um auto gerenciamento profissional, bem como de otimizar as atividades enche os olhos de muitos profissionais. No entanto, é preciso ter cautela.  Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para manter essa rotina é necessário adotar algumas posturas para não perder o foco.  Para ajudar você a se organizar melhor e, consequentemente, aumentar sua produtividade, apresentamos 5 dicas que vão fazer diferença no seu dia a dia. Confira!

1º) Tenha um cronograma! Pode parecer simples e óbvio, mas muitas vezes, o trabalho remoto, num ambiente informal, acaba desviando a atenção. Seja por causa de um telefone que toca, da campainha… Enfim, imprevistos acontecem, e nesse meio tempo, você pode esquecer de  realizar alguma tarefa. Por isso, tenha sempre o cronograma daquele dia em mãos.

2º) Estabeleça um limite!  O fato de você trabalhar home office não significa que você estará disponível 24 horas por dia.  É necessário estabelecer uma carga horária de trabalho e se dedicar a ela. Caso contrário, é hora extra! Lembre-se que a maioria das empresas que permitem essa possibilidade de trabalho remoto, estão mais preocupadas com a qualidade do trabalho que será prestado, do que com a quantidade de horas que será gasta para realizar as tarefas.

3º) Tenha um espaço de trabalho!  É importante você manter um cantinho organizado destinado ao seu serviço. Assim, no momento em que você estiver nele, automaticamente, terá consciência de que estará trabalhando.

4º) Esteja sempre acessível!  Não é porque você está realizando um serviço remoto, que você precisa ficar incomunicável. Muito pelo contrário, nesses casos, é essencial manter sempre contato com outras pessoas da sua empresa e até mesmo com clientes. Por isso, lembre-se de deixar sempre o celular à vista e a internet ligada.

5º) Mantenha-se atualizado! Você está trabalhando home office, mas precisa se manter atualizado e alinhado com as tendências do mercado.  Por isso, invista na capacitação! Frequente feiras, seminários, congressos, enfim, tudo que possa contribuir para melhoria do seu rendimento.

O esquema de trabalho home office está diretamente relacionado a qualidade de vida das pessoas. Quando a empresa permite que o seu colaborador execute as atividades num ambiente mais informal e próximo, como a residência, ela interfere diretamente na sua disposição e modifica o seu estilo de vida.  No entanto, como pode ser observado, é necessário adotar alguns métodos para que o trabalho possa fluir normalmente.  Isso tudo requer, principalmente, disciplina!

banner clique
The following two tabs change content below.

Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.