Redes sociais hoje são importantes ferramentas para divulgação de conteúdo, promoções, produtos e serviços de marcas no geral. Mais do que isso, servem para gerar engajamento, confiança e melhorar cada vez mais o relacionamento com o consumidor.

Porém, não é efetivo somente publicar conteúdo sem avaliar o feedback do seu público. Um post que não teve nenhum tipo de reação ou like também é um feedback, e é aí que entra a importância do monitoramento das redes sociais através de relatórios. Hoje listei 10 razões para que você acompanhe os relatórios de monitoramento de suas redes com frequência. Confira:

1) Entender o que o seu público espera da sua marca

O monitoramento consegue mostrar para a sua marca as expectativas e sentimentos do consumidor. Você consegue entender o que ele imagina da sua empresa, e mais do que isso, tem uma porta aberta para pensar em algo para atender ao que ele espera dos seus produtos e serviços.

2)   Entender a linguagem que funciona com o seu público

Através de alguns testes, como por exemplo fazer posts parecidos, porém com linguagem diferenciada, fica mais fácil identificar o que funciona melhor com eles. Basta colocar no ar e monitorar de que forma eles respondem aos posts.

3)  Identificar Advogados e Detratores

Avaliando os comentários e reações diante das publicações, você consegue identificar alguns perfis importantes que podem ser uma espécie de “embaixadores” da sua marca nas redes sociais. Ele comenta, compartilha e gera um buzz positivo em torno do que você colocar no ar. Os detratores são as pessoas que por algum motivo estão se sentindo prejudicados pelos seus produtos ou serviços. Algumas ferramentas ainda fazem o monitoramento de usuários em suas próprias redes, mostrando por exemplo quantas vezes eles se relacionaram de forma positiva ou negativa com a sua marca.

4)  Estreitar o relacionamento e fidelizar o consumidor

Conforme você se relaciona nas redes com o seu público, é possível criar um vínculo com ele, fazendo com que ele pense sempre na sua marca de forma positiva, como se fosse um amigo próximo.

5)   Concorrência

Através do monitoramento é possível conhecer os passos da concorrência. Como? O Facebook oferece um painel comparativo que mostra as páginas que são suas concorrentes e também números gerais a respeito delas. Fora isso, existem outras ferramentas de monitoramento que podem ajudar, como a Seekr ou SproutSocial. Mais do que isso, através de ferramentas de monitoramento é possível avaliar o posicionamento da concorrência de forma mais profunda através de coisas pontuais – seja com comentários dos fãs da marca, reações no Facebook etc e avaliar se isso é positivo ou negativo, identificando assim as brechas dos seus concorrentes.

6)  Identificar oportunidades de mercado a partir da observação da concorrência

Identificando onde o concorrente está falhando, fica mais fácil encontrar as brechas para criar ofertas melhores e conquistar um público que de alguma forma esteja insatisfeito com o que a concorrência está fazendo.

7)  Interação e atendimento (proximidade com o consumidor)

É um tanto comum ver o quanto algumas marcas deixam a desejar no que se trata em responder comentários ou quando algum usuário manda suas dúvidas inbox. Pode parecer que não, mas isso pesa e muito na credibilidade da marca perante o consumidor. Responder na linguagem do público e o mais rápido possível além de sanar dúvidas, aumenta a confiança e credibilidade em sua marca. A interação é uma ótima oportunidade de surpreender o cliente em alguma situação. Quando ele manda inbox para a sua marca ou comenta um post é porque de alguma forma espera algo de vocês. Então porque não surpreender com algo a mais, ao invés de somente responder algo ou sanar dúvidas?

8)   Retorno de Investimento

Monitorar sua marca nas redes tem papel fundamental sobre o ROI – se você não investe em dinheiro, investe em tempo para planejar o que publicar, ou ambos. O retorno disso deve ser positivo de alguma forma, seja em vendas, reconhecimento de marca etc, e o que não tiver tendo retorno deve ser repensado.

9)   Evitar crises e reverter casos de detrações

Vez ou outra é possível encontrar comentários de usuários que não gostaram de alguma coisa que sua marca publicou. Antes que piore a situação, é possível responder o comentário rapidamente e também tentar uma conversa via inbox, de maneira a tranquilizá-lo e assegurar que vocês resolverão o problema exposto o quanto antes. Algo muito bacana que é possível fazer também é transformar um cliente insatisfeito com a sua marca em um fã, resolvendo o problema e entregando algo a mais para que ele saia de um quadro de insatisfação para um quadro de felicidade. Ou seja, um comentário infeliz num dia pode ser um post feliz do consumidor no dia seguinte, dependendo de como você trata o problema.

10) Identificar tendências

Outra vantagem deste processo é identificar tendências através do mapeamento dos assuntos que usuários mais próximos da marca estão comentando nas redes. Este tipo de ação faz luz para novas campanhas e norteia ações que por um momento não tenha passado pela cabeça da marca.

E você, o que está esperando para acompanhar os relatórios das suas redes sociais?

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Publicitária, trabalha com assessoria e gestão da imagem de marcas, produtos e pessoas em Tati Fanti - Gestão da Imagem. É também colunista nos portais MMA Premium e Bjj Girls Mag. Acredita no poder das pessoas e na arte da comunicação como ferramenta de transformação.