Vamos falar sobre valor agregado a produtos ou serviços relacionadas a força que essa marca possui no mundo digital? Do inglês Brand Equity em tradução literal: Equidade da marca.O primeiro conceito que precisamos ter bem esclarecido é o de marca ou brand.

Segundo a Associação Americana de Marketing, o brand é definido como um sinal, termo, design, símbolo ou a associação desses elementos todos que diferenciam um serviço ou produto da concorrência.

Nessa mistura toda, as marcas são as percepções e as experiências obtidas através do conjunto de elementos que as compõem: paleta de cores, a identidade corporativa, papelaria, ponto de venda, embalagem dos produtos e tudo que colabora para a construção da imagem da marca diante do cliente.

Entendendo isso começamos  a perceber que o Brand Equity é a força do valor que damos a um determinado produto ou serviço. Como?

Imagine um sapato preto, sem nenhuma marca, simbolo, logo ou associação. E agora imagine o mesmo sapato com o marca Chanel ou Armani costurado em dourado na parte de trás.

Isso é o que chamamos de adição de valor por meio da força que determinada marca possui. E é através dela que o consumidor avalia seu preço, sua relevância social e psicológica, suas relações emocionais e sua disposição para consumo e para ser fiel aquela marca ou produto.

No fritar dos ovos, resuma Brand Equity em Valor da Marca!

BRANDING

O branding é todo o conjunto de ações e tomadas de decisão voltadas para a marca e para que ela seja mais conhecida de maneira positiva, para que o consumidor se torne cliente e crie relações emotivas que envolvam seu estilo de vida e suas escolhas e para que ela seja cada vez mais diferenciada em comparação as outras.

A consequência de um bom branding consequentemente é um Brand Equity de qualidade. Pelo menos deveria ser!

Quando uma empresa, produto ou serviço possui um branding adequando ela se destaca em alguns aspectos importantes como poder de influência no mercado, já que marcas fortes e pioneiras ditam o ritmo e os rumos do mercado.

Faz com que os clientes percebam a marca e suas ações de maneira diferente, criando por diversas vezes, ligações emocionais e fortes tendências a fidelização.

Brand Equity no Marketing Digital

Criar uma imagem de qualidade para um determinado produto ou serviço, é como construir um DNA pensado e articulado com detalhes. Alguns aspectos desse DNA não dependem só do planejamento mas sim do efeito que tais decisões terão sobre o “target” escolhido.

O grande desafio é tornar esse DNA o mais próximo o possível do planejado, passando por alguns aspectos importantes como: Missão, valores, qualidade do produto ou serviço, fidelidade, pós-venda, credibilidade, capacidade de resposta e atendimento por exemplo.

Mas afinal quais aspectos do Brand Equity tem relevância no marketing digital?

Dificilmente você encontrará uma marca que não tem nenhuma presença digital e que queira criar uma imagem de marca consistente e atual.

Mas a presença no mundo digital também significa ter atenção a alguns aspectos importantes:

  • Transmita uma mensagem correta, de acordo com seu público e que seja clara com seus objetivos. O tom da conversa, a voz, o modo de comunicar.

Lembre-se o “digital” não perdoa, uma mensagem mal elaborada, publicada de maneira errada ou no contexto errado, joga no lixo meses de trabalho e muito dinheiro investido. Planejamento assertivo é tudo, acredite!

  • Frequência nas ações. Você provavelmente já leu isso em todos lados que falam sobre presença no digital. É preciso estar presente com frequência, a repetição e a presença tendem a criar fidelização.
  • Escolha os canais certos. Entenda aonde seu público está, como se comporta, como reage, como converte a partir daquele canal e como deve se comunicar por ele.

Não há receita de bolo. Há alguns ingredientes indispensáveis que tornam  as chances da sua receita dar muito certo.

Tenha um bom planejamento estratégico, entenda seu público no digital, aonde encontrá-los, como comunicar com eles e faça isso com uma frequência que gere reconhecimento e fidelização.

No mais use a criatividade e a paixão pelo que está fazendo. Esses ingredientes nunca falham!

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Sabrina Kelly

Mineira de Belo Horizonte, publicitária em formação, apaixonada por viagens e fotografia. É técnica em Sistemas da Informação pelo Colégio e Faculdade Cotemig e fez um intercâmbio em Jornalismo na Universidade de Coimbra, Portugal. Escreve para a Obvious Maganize, produz conteúdo para e-commerce e é criadora da Loja Virtual Feitio.