Antes de mostrar como e por que é possível faturar alto com o marketplace, vamos dar uma breve explicação sobre o que é.

O marketplace é uma plataforma onde o vendedor, que tem seus produtos, expõem para milhares de consumidores. Este é um modelo de negócio que todo mundo ganha. Cliente que encontra diversos produtos em um único lugar, lojista que aumenta consideravelmente suas vendas com baixo investimento e o marketplace que diversifica seu mix de produtos economizando em estoque e logística.

Via de regra os marketplaces reúnem diferentes tipos de produtos e serviços para atingir o maior número possível de clientes. Essa forma de comércio virtual tem sido a grande porta para os sucesso de pequenos e médios negócios. Pois o marketplace já conta com milhões de visitantes por mês, o que faz com que seus produtos tenham uma enorme visibilidade sem ser necessário o investimento em tráfego ou divulgação. Você estará utilizando o público consolidado já existente.

 Vantagens do marketplace:

  • Enorme Visibilidade

Seus produtos estarão expostos dentro dos maiores shoppings virtuais, ou seja, milhões de usuários estarão buscando e pesquisando pelos seus produtos.

  • Investimento baixo

Você só terá que se preocupar em cadastrar seus produtos e administrar os pedidos, sem ter que investir em marketing, plataformas e sistemas de gerenciamento.

  • Dobre suas vendas

Como o número de vendas é elevado por conta do alto tráfego que o marketplace fornece para o lojista, as vendas aumentam consequentemente.

  • Tenha mais tempo para o seu negócio

Como não será necessário gastar muita energia com tantos processos, você terá mais tempo livre para se dedicar na qualidade dos seus produtos, oferecer um atendimento ao cliente diferenciado, melhorar o tempo de entrega, investir também em embalagens atrativas e personalizadas, já que você terá poupado investimento suficiente para isso.

Desvantagens do marketplace:

  • Comissão

Nem tudo são flores. A maioria dos marketplaces em operação hoje no Brasil pedem uma comissão por pedido realizado de até 20%, então, vale a pena estudar cada caso para que isso não comprometa seu lucro final.

  • Burocracia

Grande parte dos maketplaces exigem uma vasta documentação e certidões de funcionamento da empresa como: Comprovante de Inscrição Estadual, Declaração do regime de tributação, Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA – ICMS), Certidão Negativa, dentre outros.

Alguns dos principais marketplaces do Brasil:

 B2w – Responsável pelos seguintes sites Shoptime – Americanas – Submarino www.b2wmarketplace.com.br

Cnova – Responsável pelos seguintes sites – Extra – Pontofrio – Casas Bahia

http://marketplace.br.cnova.com/cnova/

Netshoeswww.netshoes.com.br/marketplace/

Elo7www.elo7.com.br

Mercado livre –  www.mercadolivre.com

O marketplace é sem dúvida uma ótima opção para aumentar drasticamente seu faturamento. Aposte nisso e boas vendas!

fernandoEsse artigo foi escrito por Fernando Villena. Fernando é Empreendedor, 28 anos, sócio da Agência Hórus Comunicação e Marketing, formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Universidade de Ribeirão Preto/SP UNAERP e Pós graduando em Gestão em Mídias Digitais pelo SENAC Ribeirão.
Profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado publicitário e digital, com 7 prêmios de reconhecimento profissional, inclusive pela APP associação dos profissionais de propaganda no interior paulista.

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