É comum algumas empresas sentirem que a comunicação com seus funcionários não surte o efeito desejado e, ao invés de se engajarem, as pessoas acabam desmotivadas. O problema pode estar em como a mensagem está chegando até os funcionários. Algumas coisas devem ser levadas em consideração ao se pensar nesta comunicação. Veja a seguir 5 ações que podem ajudar na comunicação interna da sua empresa:

1- Como está a imagem da empresa para o grupo?

Entender o momento em que a imagem da empresa está em relação aos funcionários é importante para um bom planejamento de comunicação interna. Saber como eles vêem a organização, quanto à força, filosofia e responsabilidade social, por exemplo, ajudará a nortear as ações para que sejam mais precisas. Realizar uma pesquisa de clima organizacional periodicamente é uma boa opção para levantar essas informações.

2- As respostas da pesquisa não refletem a realidade

Esse é o seu caso? Então a sua comunicação está com mais problemas do que você imaginava! Uma ida a campo para conhecer os funcionários e desmistificar a pesquisa de clima pode ser uma boa pedida! Arregace as mangas e vá aonde as pessoas estão. Transmita confiança a eles. Garanta que será utilizada uma fórmula adequada para realizar essa pesquisa e que não sofrerão nenhum tipo de represália.

3- Construa uma identificação com o funcionário

O funcionário para se engajar tem que se identificar com a empresa, querer fazer parte do futuro dela, logo isso tem que ser construído. Entender as necessidades das equipes e direcionar esforços para resolver isso com certeza demonstrará empatia por parte da empresa em relação aos funcionários. Sentir que é importante para a empresa fará com a pessoa queira fazer parte disso, queira crescer junto com a empresa.

4- Use o canal certo para se comunicar

Entenda o que você tem nas mãos. Cada ferramenta tem um uso e um objetivo específico e, usá-las da mesma forma não as fará eficazes, apenas cansativas. Um funcionário que trabalha no chão de fábrica não tem a mesma facilidade de acessar um e-mail como alguém que está no escritório, logo o uso de um mural pode ser o melhor caminho. Por outro lado, o e-mail irá funcionar bem com quem está no escritório, já que está de frente com o computador o dia todo praticamente. A TV corporativa pode ser usada como complemento das informações passadas por e-mail ou mural, bem como as reuniões de gestores. Use para manter um diálogo contínuo ao invés de repetitivo.

5- Aceite o feedback!

Dê a oportunidade dos funcionários dizerem o que sentem. Mantenha um canal aberto e prático. E o mais importante, responda os comentários e questionamentos. Quem os envia anseia em ser ouvido e respondido!

Gostou das nossas dicas? O que você tem feito na sua empresa e que tem funcionado bem? Conte pra gente!

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Marcelo Oliveira

Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação, com uma passagem de 17 anos pela EMBRAER, onde atuei na edição de Publicações Técnicas e como focal point de inovação. Estruturei e estive a frente de um programa voltado a conectar pessoas, ajustar processos, melhorar a comunicação e aplicar uma gestão colaborativa e inovadora de equipes, ajudando a desenvolver o potencial humano, através do engajamento e da capacitação. Em paralelo, como freelancer, produzi textos para a revista Villaggio Panamby e para o site infoescola.com. Fundei a Inovadoramente Consultoria para oferecer serviços em gestão de equipes e comunicação. Também sou conteudista no Ideia de Marketing e na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, além de professor de Pós-Graduação na ESPM, dentro do Centro de Inovação e Criatividade.