A criação de conteúdo original e atraente é um grande desafio para as equipes de marketing. Porém, essa responsabilidade não precisa ser exclusividade dessa área. Empresas que são referência em conteúdo tem utilizado uma arma poderosa para potencializar a produção: colaboradores de todas as áreas da empresa.

Muitas vezes os funcionários de outras áreas possuem conhecimentos sobre as dores e necessidades dos clientes melhores que o próprio marketing. Equipes de vendas, atendimento e suporte são exemplos disso.

Mas como envolver funcionários de outras áreas para produzir conteúdo para a empresa?

O primeiro passo é compartilhar a estratégia de conteúdo e mostrar como isso é importante para a empresa. Mostre quais os objetivos e resultados do marketing de conteúdo para que todos estejam alinhados na visão e sintam-se motivados a colaborar. Solicite sugestões de temas e mostre-se aberto a ouvi-los.

Obviamente, não serão todos os colaboradores que estarão entusiasmados a criar conteúdo para a empresa. Pense em maneiras de motivá-los para que esses compartilhem os conteúdos em suas redes sociais. Criar um programa de Employee Advocacy é uma excelente maneira de motivar e recompensar os colaboradores pelo apoio.

Para colocar em prática, uma boa dica é estruturar sessões de brainstorming com diferentes equipes. Um profissional do Marketing pode reunir as equipes e explicar como podem contribuir para o calendário editorial da marca. Peça que os colaboradores escrevem sobre suas experiências com os clientes. Com certeza eles tem boas histórias para contar e que podem ser úteis para outros clientes.

Depois que forem definidos temas a serem abordados, coloque isso em um calendário e estipule prazos e responsáveis para conteúdo.

Ao publicar um conteúdo produzido por um colaborador, procure reconhece-lo. Não esqueça de citá-lo como autor e valorizar sua participação. Isso ajuda a mantê-lo motivado e também na construção da marca pessoal. Colocar links para o perfil do Linkedin ou blogs pessoais também são boas estratégias.

Busque sempre utilizar as habilidades de cada colaborador. Alguém tem maior facilidade para falar em frente a câmera? Estimule-o que crie seu conteúdo em vídeo. Que tal convidá-los para fazer um webinar? Existe algum colaborador que é expert em alguma área especifica do seu produto? Peça para que crie conteúdos de como utilizar essa área. Deixá-los confortáveis para produzir o conteúdo é essencial.

Outro fator importante é reconhecer os colaboradores que contribuem com a estratégia de marketing de conteúdo. Ofereça um almoço com o presidente da empresa, um vale-presente ou até um dia de folga para quem mais ajuda. O reconhecimento é a melhor forma de mantê-los engajados.

Por fim, compartilhe os resultados da estratégia com todos e mostre como cada um foi importante para que os resultados fossem alcançados.

O marketing de conteúdo é cada vez mais importante para as empresas e quem melhor que seus próprios funcionários para produzir conteúdo relevante sobre a empresa e seus serviços? Não desperdice esse importante ativo que está tão próximo!

banner clique
The following two tabs change content below.
Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.