As mulheres estão cada vez mais ocupando lugares de destaque no mercado de trabalho. Mas, ainda são minoria se comparada aos homens.  Porém, muitas delas vêm conquistando espaço através do próprio negócio. Elas estão em diversas áreas, no comércio, na indústria, na prestação de serviços, no ambiente digital etc. É o chamado empreendedorismo feminino!

O termo vem ganhando força, pois representa uma grande parcela da população que conseguiu transformar sonho em realidade e garantir autonomia pessoal e financeira em posições que antes eram dominadas por homens.
Hoje, essas mulheres são reconhecidas por serem participantes ativas do mercado econômico do país.

O movimento de “empoderamento feminino” também vem contribuído para que as mulheres alcancem ainda mais espaço no meio empresarial.  O ato de mostrar para cada uma delas que é possível fazer a diferença, de promover debates e ações de conscientização, de lutar por direitos e justiça, tudo isso, contribui para o desenvolvimento desse grupo de mulheres empreendedoras.

A liderança feminina está cada dia mais em evidência. Isso pode ser notado não apenas nos cargos, mas também em empresas que investem exclusivamente nesse público. Hoje é possível encontrar academias, clínicas, oficinas mecânicas, Spas etc. voltados somente para elas.

Diante de um cenário repleto de conquistas e lutas, podemos aprender algumas lições e aplicá-las no nosso dia a dia. Confira!

1º- É preciso ter um propósito: Faça algo que irá impactar a vida de outras pessoas de alguma forma.
2º- Coragem é essencial para sair da sua zona de conforto: Busque fazer algo que amplie seus horizontes. Pesquise, planeje e execute!
3º- Adaptação é sempre a melhor escolha: Diante de um problema ou dificuldade, busque alternativas e cresça com elas!
4º- Sensibilidade e percepção: Seja responsável por suas ações e preocupe-se com os resultados que ela irá gerar.
5º- É preciso aprender a lidar com preconceito: Não deixe que as pessoas imponham padrões em você. Crie sua própria jornada e acredite nela.

São lições que valem para todos, mas que servem para inspirar e estimular, principalmente as mulheres, que durante anos ocuparam lugares secundários no mercado. Embora possamos notar uma nova geração de mulheres muito mais independentes e conscientes do papel que desempenham, é importante sempre demonstrar que a luta por equidade de gêneros é ainda uma constante!

Conheça agora histórias de mulheres empreendedoras! Clique nos links abaixo!

– Zica Assis

– Luiza Heleno Trajano

Ana Fontes

Catarina Mina

banner clique
The following two tabs change content below.

Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.