A experiência de marca que é proporcionada aos seus clientes é parte de todo o impacto que fica – e reverbera – em cada ponto de contato. O reconhecimento e as características, bem como a impressão que fica na cabeça do cliente vai realizar parte da próxima venda, pois a cada dia mais consumidores se baseiam na opinião de pessoas próximas antes de fechar um negócio.

A referência vale para qualquer produto ou serviço. Com as redes sociais, a facilidade de realizar comparativos e até mesmo o fato de muitos produtos estarem cheios de reviews e resenhas na internet faz com que a experiência de uso mude completamente a forma que as empresas lidam com suas marcas. E o que está sendo feito para deixar nos clientes a impressão adequada com a sua marca?

A ‘marca’ é muito mais do que o logotipo, o slogan, a embalagem ou o nome que o seu produto ou serviço carrega. A marca é o impacto, o que fica gravado na memória, a experiência em forma de lembrança. A sua marca é o que o cliente vai dizer para o amigo. É o que fica marcado no coração (ou no bolso!).

Se existe uma experiência magnífica, o valor não é considerado. O coração fala mais alto, a repetição acontece, há indicação, o relacionamento fica mais estreito. Mas se o produto ficou aquém do esperado, o bolso sente o impacto, torna o processo desgastante e passa a ser um problema na vida do consumidor. Experiências de marca elevam o padrão do produto ou deixam sua reputação arrastar pelo chão.

Confira abaixo três pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de realizar a entrega da marca – conforme as suas promessas – indicando em cada ponto de contato os valores e o real sentido de consumir aquele determinado produto ou serviço:

  • Faça as ideias se conectarem: pense na coerência, se a marca promete originalidade, que tudo seja assim, que um elemento levante a bola para o próximo, que cada detalhe se conecte por um mesmo fio, que o cliente perceba que tudo está levando para o mesmo resultado. Eis a experiência!
  • Alimente os pontos de contato: sempre que houver um momento de contato com o cliente vale a pena levar a experiência para outro patamar. Mesmo que não seja no momento de uso, os pontos de contato com a marca são importantes para deixar a memória sempre bem alimentada. Surpreenda!
  • Entregue o que foi combinado: se o produto promete um sabor incomparável, nada de ser parecido com aquele achocolatado ou com o aroma daquele biscoito recheado. Se for comparar com alguma coisa, que seja com o sabor da infância, com o lanche da vovó, mas não com o produto que fica na prateleira de baixo. Promessa é dívida!

Cumprir suas promessas, além de manter a relação de confiança vai fazer com que o seu produto seja “de verdade” e isso vai tornar a experiência de uso inesquecível! Não esqueça que a marca é o seu principal ativo, surpreender o cliente com elementos que lembrem o motivo pelo qual ele escolheu o seu produto alimenta o relacionamento. Agora conte pra gente, como a sua marca está surpreendendo os clientes?

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Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.