Reforçar o vínculo da marca com o consumidor e construir uma experiência inesquecível, esse é o principal objetivo do Marketing Sensorial. Hoje em dia, com tantos concorrentes e produtos semelhantes, a necessidade de se diferenciar no mercado é uma busca constante e, neste contexto, o tato vem ganhando mais atenção das empresas.

A percepção do tato no Marketing Sensorial

As empresas que adotam ações estratégicas de Marketing Sensorial com o uso do tato, sabem que ver com as mãos é tão importante quanto ver com os olhos. O tato representa o maior órgão do corpo humano (pele) e é um dos sentidos que desafiam não só a área de Marketing, mas, principalmente, o design de inovação. Tocar um produto antes de comprar é essencial para a decisão do consumidor, e quanto mais irreverente, sofisticado, confortável, adaptável e de acordo com o público-alvo esse objeto for, mais fácil será de se obter o resultado desejado.

Mesmo com o crescimento do e-commerce, em diversos segmentos o toque é definitivo na escolha da marca. Um exemplo que comprova isso é a pesquisa realizada com compradores de carro, onde 49% dizem que o toque no carro é super importante para a escolha do veículo e apenas 4% afirma que o toque é irrelevante (LINDSTRöM, 2010).

carro

Assim como a visão e a audição, o tato também é um sentido que atinge o psicológico do ser humano e pode, assim como o som, fazer com que o comportamento das pessoas sofra alterações. Um caso que mostra a influência do tato é quando as empresas provocam mudanças térmicas no local a fim de condicionar um comportamento específico do consumidor. Por exemplo: está um dia muito quente na cidade, porém, a loja precisa vender roupas de inverno. Então, coloca-se o ar-condicionado em baixíssima temperatura. Ou então em vôos internacionais de longa duração, onde a temperatura do ambiente é sempre muito gelada para que as pessoas fiquem naturalmente mais contidas e com frio, proporcionando a todos uma viagem mais calma.

Outro bom exemplo de influência nos consumidores através do tato são os estabelecimentos que oferecem gratuitamente massagens relaxantes enquanto seus clientes aguardam na fila de espera. Além de fidelizar o cliente, a sensação provocada permanece durante dias e, quem sabe, muitos anos na mente do consumidor.

O tato pode ser conscientemente o fator definitivo para a decisão do consumidor, pois representa qualidade, conforto, etc. Além disso, também pode servir como influência não tão consciente como nos exemplos em que a percepção de temperatura altera o comportamento do consumidor. São infinitas as possibilidades de estratégias com o tato, mas o importante é lembrar que este também pode estar relacionado aos demais sentidos e que, sozinho, nenhum sentido constrói uma marca.

Dica: comece a prestar atenção nas texturas diferentes dos produtos, cada sensação provocada pelo toque registra no seu inconsciente a experiência que uma marca representa. Outro exercício interessante é também prestar mais atenção nas sensações térmicas dos locais que você frequenta, perceberá o quanto muitas delas tem um propósito relacionado ao direcionamento de um comportamento específico das pessoas que frequentam o local.

Me conte as situações que você percebeu alguma ação de Marketing Sensorial depois de ler este artigo. Tenho certeza que sua visão de mundo vai mudar muito.

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Especialista em gestão de marketing com mais de 10 anos de experiência. Formada na área de Comunicação e com MBA em Marketing, experiência em Startups e em projetos de marketing internacionais, envolvendo países como Estados Unidos, México e Portugal.