Quando falamos do marketing atual, a utilização de influenciadores digitais está entre as estratégias mais recorrentes utilizadas pelos profissionais. Mas existem muitas ideias por trás disso que devem ser desmistificadas, como acreditar que só grandes verbas podem bancar essa prática.

Nesse post, daremos algumas dicas de como introduzir os influenciadores na divulgação da sua marca sem ter que desembolsar tanto:

1-Foco no Instagram

No Instagram, é mais fácil encontrar micro-influenciadores. Muitas vezes, o influenciador certo para sua marca não precisa ter mais de 500 mil seguidores. O importante nesse caso é prestar atenção no engajamento que essa pessoa gera em seus posts e não necessariamente no alcance que ele terá.

Às vezes, um influenciador de 20 mil seguidores consegue atingir da forma certa o perfil de seguidores que você quer conquistar.

2-Repense o que você considera “influenciador”

Um influenciador é uma pessoa que influencia alguém da sua audiência a fazer algo. E, sabendo disso, por que não agir de forma criativa? Um exemplo: imagine quantas vezes um motorista do Uber ou taxista é questionado sobre bons lugares para sair e comer na cidade. Isso não necessariamente faz dele um influenciador, mas você poderá ser o responsável por isso.

Se você possui um estabelecimento que atende a essas necessidades, por que não tornar essas pessoas seus parceiros?

3-Pague com recursos

Essa é a famosa permuta. Com influenciadores mais acessíveis fica ainda mais fácil negociar o pagamento e oferecer seus serviços e produtos em troca. Pode ser um ótimo começo.

4-Esteja atento em qualquer ambiente

Não procure apenas influenciadores prontos, mas pessoas que podem ser potenciais influenciadores para você. Seja observador. Por exemplo, se pessoas que frequentam academia fazem parte do seu público, reconheça nesse ambiente pessoas que filmam o seu treino e podem se tornar seu parceiro.

5-Facilite para o influenciador

Os influenciadores costumam ser pessoas muito ocupadas. Logo, é importante ter empatia nesse ponto e facilitar ao máximo o trabalho dele para você. Envie imagens, tags que você gostaria que fossem utilizadas e outros materiais que possam “encurtar” o trabalho dele.

Por fim, é essencial que você tenha objetivos e acompanhe o retorno de cada ação. Na maioria das vezes a sua melhor recompensa é simplesmente o conhecimento da sua marca. Por isso, é preciso ser flexível quanto aos resultados que você deseja em curto prazo.

Colocar a mão na massa e identificar seguidores que influenciam outros clientes também faz toda a diferença. Como já dissemos, pessoas “comuns” podem performar tão bem quanto os famosos influenciadores.

Para apostar nos influenciadores é preciso de muito mais criatividade do que dinheiro. Por isso, não se concentre no dinheiro, mas em tudo o que é possível fazer com pouco ou nada dele.

Fonte: Social Media Explorer

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Redação

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