Quando nasce um propósito de marca – e quando resolvemos o que queremos para o futuro – é que deve ser analisado o impacto que iremos causar em quem tiver contato com a nossa marca. Esse momento é o que antecede praticamente qualquer ação, atitude e nova proposta de valor. Avaliando o impacto é que pode ser compreendida a percepção que a marca vai ter no momento da experiência.

Imagine um cenário paradisíaco, pessoas alegres e sorridentes, tranquilidade e descanso. A cena típica de um anúncio de viagem! Agora vamos pensar que a empresa que realizou a venda prometeu vários passeios, incríveis paisagens, diversos roteiros e mais um pouco de tudo isso. Negociaram o preço, aceitaram o seu parcelamento a longo prazo! Tudo mágico? Sim. Vamos ser otimistas!

Ao chegar no destino, um pessoa te esperava com um sorriso encantador – e te chamou pelo nome! Mais pra frente, detalhes como o transporte até o resort, a sinalização viária, até mesmo a preocupação com a temperatura ambiente era motivo para uma conversa bem simpática.

A cena corre: o checkin foi prático, ágil, acompanhado de alguns petiscos, talvez um coquetel de frutas. Nem o otimismo do início do texto previu isso. Mas o atendimento foi encantador do momento da venda até a chegada ao local tão desejado.

Essa cena pode seguir da melhor forma possível, sem nenhum problema e sem nenhum imprevisto. E vamos combinar? Se tudo correr muito bem, talvez apenas um agradecimento vai ser feito à empresa, na hora de um novo passeio talvez você faça uma cotação novamente. Mas não deve passar muito disso. O ótimo é o mínimo, não é mesmo?

O momento de impactar nesse caso vai ser na hora do problema, se porventura o seu cliente precisar de um auxílio, uma ajuda e até mesmo um esforço a mais da sua parte. Esse impacto não tem preço, não tem comparação e não tem viagem inesquecível que pague. Inclusive, parte do impacto positivo será fazer de uma viagem péssima, inesquecível, mas por causa de uma ótima experiência com a empresa, ajudando a contornar um problema grave do produto (neste caso a viagem!).

O desafio está em causar uma sequência de impactos positivos, tornando cada momento inesquecível. Seja na hora alegre, seja na hora complicada. Dar o gás a mais, o sorriso solidário e o olhar de comprometimento. A segurança de que se algo acontecer, você vai estar lá pra resolver. Vale para qualquer produto ou serviço, pois o impacto é causado por pessoas para pessoas, nunca é demais lembrar.

A impressão que a sua marca produz na vida das pessoas é algo de extrema importância na formação de uma identidade. Afinal, os responsáveis por grandes mudanças nunca serão esquecidos. E nesse cenário, onde todos querem ganhar tudo a qualquer custo, sem investir tempo e dedicação, qual o impacto que a sua marca causa na vida das pessoas?

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Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.