Na última quarta-feira, 01 de fevereiro, a cantora Beyoncé anunciou sua gravidez no Instagram. Em menos de 24 horas a foto passou a ser a mais curtida da rede social e, agora, já tem mais de 9,1 milhões de curtidas e 400 mil comentários.

Não é segredo para ninguém que a foto atingiu essa marca por unir uma das grandes personagens da atualidade e uma notícia que mexeu com o coração das pessoas. Ainda assim, vale a pena observar alguns elementos dentro dessa imagem e a mensagem que eles carregam.

beyonce-gravida-gemeos

Isso porque a fotografia entrega informações e reforça a cultura afro, tema já presentes nos últimos trabalhos da artista, como em seu último álbum Lemonade. Listamos 3 pontos para prestar atenção:

O fotógrafo

Segundo o Nexo Jornal, o autor da foto, Awol Erizku, é um artista de 29 anos. Ele nasceu na Etiópia, mas foi criado no Bronx, em Nova York, nos EUA.  Seu background como fotógrafo valoriza a moda e a cultura afro, além de elementos da estética kitsch, utilizada na foto de Beyoncé.

A estética

A estética Kitsch é uma forma de manifestação que surgiu com a ascensão da burguesia na Europa. Ela não foi bem aceita, por ser uma espécie de imitação da arte original. A palavra, alemã, servia para descrever objetos que estão na moda, mas que são feitos sem rigor estilístico, como réplicas de obras de arte e estátuas.

Flores e semblante

As flores simbolizam amor, pureza e, nesse caso principalmente, a fertilidade e são influências da arte rococó. Um artigo do Telegraph ainda diz que a coroa de flores ao fundo poderia estar associada ao luto de um aborto anterior, referências que tanto Beyoncé como Jay Z já tinham utilizado em seus trabalhos.

Já a expressão da cantora é de calma, mas também de poder, e o ângulo utilizado pelo fotógrafo evidencia sua aparência maternal e suave, sem perder o comando.

E você, observou mais algum elemento importante na foto?

banner clique
The following two tabs change content below.

Redação

Escrito com carinho pela redação do Ideia de Marketintg :) sugira uma pauta em redacao@ideiademarketing.com.br