Imagine a seguinte cena: beira da estrada, pneu furado, lugar distante, sem sinal de celular. O seguro do carro não pode ser acionado, não tem como pedir ajuda para um amigo, não é possível sair caminhando pra procurar alguém, tudo é tão distante que não dá pra ver o quanto percorrer até encontrar ajuda.

Encontrar uma ajuda nesse momento é como achar água no deserto! Que valor teria esse auxílio? Que preço pagar por essa água que vai matar sua sede como nunca? Nada mais poderia resolver esse problema. Não tem preço, o valor é muito alto!

É sobre isso que esse conteúdo fala: sobre o valor do seu produto ou serviço e sobre como o seu cliente percebe o seu valor. Diferentes posicionamentos no mercado fazem com que o valor percebido pelos clientes em relação às marcas seja maior ou menor. É este aspecto que define o devido valor dos seus produtos ou serviços.

Marcas que se preocupam com o valor atribuem cada vez mais qualidade e percepção de benefícios aos produtos. Verdadeiras experiências positivas são incríveis elementos de valorização das marcas, onde o reconhecimento destes valores é infinitamente maior do que o produto, tornando o benefício o maior aspecto percebido pelo cliente.

E é aqui onde aparece o que – na minha opinião – é o ponto mais importante na hora de analisar a gestão de uma marca: o mérito! Onde o cliente percebe que a sua empresa está posicionada à frente da concorrência, independente do preço que aplique nos seus produtos.

Nesse ponto cabe ressaltar a importância da valorização, onde o cliente valoriza todo o esforço que a marca faz para levar os benefícios que ele tanto busca. Seja estar em todo o lugar (facilidade de encontrar), exclusividade (peças únicas), status (faz se sentir melhor, mais bonito, etc.), ambiente bacana (bem estar) ou inúmeros outros benefícios que agregam valor à marca e trazem percepção de benefícios ao cliente.

A partir daí, todos os clientes visualizam o mérito das marcas e enxergam o exato momento onde o cliente entende o devido valor da marca, do produto e de toda a experiência que acabou de vivenciar.

Qual o mérito da sua marca? Qual o esforço que a sua empresa faz para entregar benefícios aos seus clientes? Seja qual for o posicionamento da sua marca, entregar valor é sempre benéfico, pois além de tornar o cliente menos sensível ao preço, faz com que os atributos da sua marca tenha cada vez um maior mérito aos olhos dos mais variados tipos de consumidor.

banner clique
The following two tabs change content below.

Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

Latest posts by Jonatan Fortes (see all)