Em 2011, Matt Cutts, um dos diretores informáticos da Google, aventurou-se em um delicioso TED sobre produtividade e desafios pessoais.

Como é de costume no TED (série de conferências sobre Tecnologia, Entretenimento, Design), o conteúdo enquadrava “ideias que merecem ser disseminadas” – praticamente um dos slogans do projeto.

O vídeo de Matt Cutts já teve mais de 8 milhões de visualizações e está traduzido para 69 línguas:

O que Matt Cutts propõe é que você experimente uma coisa nova durante apenas 30 dias.

Pode ser algo que você ache divertido, como por exemplo: ir de bicicleta para o trabalho por 30 dias, fazer uma receita culinária nova todos os dias, ou tirar uma foto de um lugar inspirador por onde passa diariamente.

Mas também pode ser algo que você tenha vontade de eliminar da sua vida, como ficar sem chocolate por 30 dias, não fumar por 30 dias, não roer as unhas por 30 dias, etc.

Esta é uma estratégia para realizar algo que você sempre quis fazer, mas vai deixando para depois, pois sabe como é, agora não tem tempo, agora não tem as condições ideais, agora não dá…

Há muitas pessoas que têm vontade de aprender tarefas novas, seja por diversão ou por motivos profissionais, mas garantem que não tem tempo para tal. E se tirassem 1 hora do seu dia para este aprendizado por um mês? Vale também separar algum tempo do dia para fazer um curso online ou ver um pouco de tutoriais no youtube.

Se você acha que não tem tempo disponível, pense se é tão difícil assim substituir o tempo que passa numa rede social antes de dormir para ler aquele livro que está empoeirado na mesa de cabeceira por um mês? Ou para escrever a um amigo que mora distante, para fazer meditação anti ansiedade? Apenas por 30 dias. Vai que no final perceba que afinal é um hobby que quer manter como rotina…

Este plano também é útil como ferramenta de auto-motivação, seja no nível profissional ou no contexto pessoal e familiar. Se está insatisfeito com algum aspecto da sua vida, como por exemplo algo no trabalho, experimente um plano diferente por 30 dias. Nem que seja experimentar uma alternativa comercial diferente por alguns minutos por dia.

Provavelmente você tirará algum proveito deste desafio, pois novas atitudes geram novas consequências. Ou como se diz por aí: não se pode querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.

O fato do desafio ser limitado a 30 dias faz com que você tenha uma motivação maior para não falhar, afinal, é apenas por um mês. E Matt Cutts garante que você vai se lembrar deste mês para sempre.

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Renata de Freitas

É publicitária de Floripa, mas vive há quase 10 anos em Portugal, onde trabalha com Marketing Empresarial, fez PhD em Comunicação Estratégica e participa de grupos de investigação da área. É apaixonada por Branding, por assuntos criativos e por lugares inspiradores.