É época de presentes para o amigo secreto, para a confraternização de fim de ano, para a família e até para si próprio. E que tal ter a chance de ser premiado?

Num cenário ruim da economia as promoções com prêmios, que tem como objetivo a realização de sonhos dos consumidores, estão novamente presentes nos Shoppings Centers. As mais variadas opções de apostas estão com tudo para aquecer as vendas de final de ano e obter um resultado financeiro satisfatório.

As campanhas de Natal atraem o consumidor, geram competitividade e aumentam o gasto médio por compra, já que na grande maioria das promoções a quantidade de cupons está relacionada com o valor da compra.

São carros de luxo, viagens, vale compras e diversos outros prêmios que convidam os consumidores a realizar suas compras em ambiente com a decoração natalina e num espaço de convivência que acaba despertando o interesse de compra. Para a divulgação as promoções tomam conta de mídia social, rádio, TV, outdoor, revista e jornal para atrair o público até o local, onde a partir de então a estratégia é manter esse público por mais tempo dentro do shopping.

E como atrair o público através dessas promoções que já se tornaram comuns diante aos olhos do consumidor?

Diferenciar-se dos concorrentes e inovar é uma das grandes dificuldades relacionadas às promoções desse mercado. Muitos shoppings fazem as mesmas ações nas mesmas datas comemorativas. Por isso deve-se dar importância ao planejamento e ao estudo do público que será abordado nas campanhas juntamente com os lojistas que detém o conhecimento e que deve ser considerado.

Será que o público não prefere outros pequenos mimos com maiores chances de ganhar do que apenas uma chance para um carro de luxo? Sorteios diários? Promoções com pontos acumulativos? Promoções ligadas à rede social? Compra premiada?  Comprou-levou? Ou algo mais impactante com interação de outras pessoas? Qual é o tipo de promoção que agrada esse consumidor?

Todos os detalhes merecem atenção, desde a criação do regulamento da campanha até o momento da entrega do prêmio, inclusive o momento da troca de cupons. Detalhes como esse podem influenciar no resultado final da promoção.  Filas espantam o consumidor e dar liberdade a ele para continuar seu passeio no shopping de forma agradável e permitindo uma troca de cupons através do celular é uma ótima dica. A tecnologia está a favor do bem-estar das pessoas e, como mencionado anteriormente, um dos objetivos do shopping é manter o cliente por mais tempo no local, mas esse tempo deverá ser tomado por momentos agradáveis e não em filas para trocas de cupons de promoção.

Sacadas focadas e criativas causam impacto e divulgam a marca para atingir o pretendido, seguindo um propósito e sabendo qual será o impacto financeiro da campanha. A marca deverá promover uma campanha de confiança e com ideia de oportunidade única, por um tempo limitado. Com isso, deixe a imaginação fluir.

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Joice Paganelli

Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Universidade Católica de Jaraguá do Sul, Joice Paganelli desenvolve estratégias de comunicação b2b por meio de diversas ferramentas, como ações de mídia online e off-line, ações de relacionamento, eventos etc. Apaixonada pela profissão que lhe permite expressar o que sente, carrega consigo uma frase: "Ter sucesso é gostar daquilo que faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar." (Olacyr de Moraes)

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