Diante de um mercado cada vez mais competitivo, buscar estratégias de posicionamento de marca e manutenção de clientes é mais do que fundamental, é necessário. Porém, em meio a tantas possibilidades que as tecnologias e os meios de comunicação proporcionam, tais ações podem se tornar um desafio.

A internet aproximou o público das empresas e facilitou o contato entre ambos, por meio das redes sociais. No entanto, ao mesmo tempo em que essa relação ficou mais fácil e direta, o ambiente on-line serviu para estreitar ainda mais a competitividade das organizações.  Em meio a tanta oferta de consumo, é cada vez mais difícil ter clientes fidelizados.

Na era do encantamento, ganha aquela empresa que consegue descobrir, conquistar e atender os desejos do seu público-alvo. Mas, é preciso ter em mente que tal tarefa não é algo tão simples. A fidelização requer integração de vários setores da empresa. A sincronia de toda a equipe é que vai gerar clientes satisfeitos.  Quando a equipe comercial, a  técnica e os gestores estão alinhados em um propósito isso se torna mais fácil de alcançar. E pode acreditar, economicamente falando, a fidelização é mais barata do que a prospecção.

Philip Kotler já dizia “conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”. E, de fato, ele estava certo. A partir do momento que você consegue alcançar um nível de fidelização, você tem verdadeiros “defensores” da sua marca, e não existe marketing mais forte do que o famoso e velho “boca a boca”.  As pessoas tendem a acreditar nas experiências e relatos de amigos e familiares. Se elas forem boas, ok! Agora, se forem negativas, sua marca pode ter graves consequências.

Não existe uma forma mágica para fidelizar seu público. As pessoas são mutáveis e confiança não é algo que se adquire em curto prazo. Mas, existem algumas ações que podem ajudar a trilhar esse caminho. Confira:

– Apresente uma vantagem criativa. Cause experiências!
– Mantenha seus valores e condutas firmes.
– Escute e conheça seu cliente.
– Tenha uma equipe integrada.
– Invista no relacionamento.
– Esteja sempre disponível.

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Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.