O título desse conteúdo te chamou atenção? Um pouco exagerado? Esse é o nosso assunto de hoje: dicas de como escrever bons títulos. Talvez elas não sejam tão exclusivas assim, mas garanto que tentei te dar as melhores.

Redator que se preze, (ou não), sabe que um bom título é alma do negócio. No mundo do digital onde as palavras SEO e marketing de contéudo são quase um mantra, as palavras precisam ser escolhidas com muito cuidado e estratégia.

Às vezes é num estalo, pronto, vem a cabeça um super título. Daqueles que você olha e pensa: “Caramba, fui eu que escrevi?”. Mas na maioria das vezes essa “sorte” não vem todos os dias, principalmente quando o dead line é curto. Aí meu querido, as palavras se recolhem e você se encontra mergulhado em uma caixa branca, sem criatividade ou qualquer lembrança de que um dia já soube escrever.

E tem outro porém nessa história toda: Como unir a grande jogada de um título criativo (E sincero, por favor não enganem o leitor!) com estratégias de otimização?

Não é tão díficil quanto parece!

Em primeiro lugar você precisa lembrar que a função do Marketing de conteúdo é engajar o público, seu atual cliente e seu potencial cliente com conteúdo de qualidade, atraindo essa gente toda que é muito curiosa. Dessa forma você agrega valor a marca e gera mais venda ou rentabilidade dependendo do seu negócio.

E passos são simples: Atrair, Reter e gerar receitar ou monetizar. Um bom título se encaixa como uma luva na primeira etapa desse processo: Atração!

Então a primeira dica é:

  • Conteúdo bom, título bom: Quanta vontade acumulada eu tenho de jogar o computador longe, quando vejo dois tipos de situação: Um bom título e um conteúdo horrível, ou um conteúdo bom com título ruim. Em primeiro lugar o conteúdo precisa ser de qualidade, não preciso te lembrar sobre taxa de rejeição, relevância e credibilidade, certo? (Aproveita e mergulha no Marketing de conteúdo bem aqui

Passei pela internet durante alguns minutos, não precisam ser muitos e repare quanto conteúdo existe. Qual o conteúdo você acessa primeiro? Provavelmente, o que tem um título mais atraente. Não tire a credibilidade do seu conteúdo por conta de um título ruim. Dê a eles o mesmo nível de qualidade e veja a magia acontecer.

  •  Lista e número: “9 maneiras de não engordar com doces”. Uma solução rápida e que já sabemos o que vamos encontrar. Ou pelo menos imaginamos.
  • Solução de problemas: “Como fazer algo com alguém ou pra alguém”. Um usuário quer muitas vezes soluções para os seus problemas. Explique a ele como você acredita e tem propriedade pra ajuda-lo a resolver.
  •  Exclusividade, todo mundo quer: “Dicas de sobremesa com os melhores cozinheiros do Brasil”. Quem não quer fazer parte de um grupo seleto de pessoas quem informações de pessoas mais seletas ainda?
  •  Ao contrário: “9 motivos óbvios porque você vai odiar viajar para a Europa”. Sabe aquela sensação de estranheza? Ham? Mas quem não gostaria de viajar para Europa? Ai está uma boa estratégia.
  • É urgente e seu leitor não vai querer perder: Pare já de perder dinheiro com sua conta bancária. Saiba como!” Você está dizendo para o seu leitor que algo urgente está acontecendo e se ele não entrar no seu conteúdo AGORA, ele vai perder. E claro, ele não quer isso.
  • Abuse dos bons adjetivos: “Conheça a mais famosa e mais intrigante série de todos os tempos”
  • Palavra-chave sem obsessão: Tão importante como escolher boas palavras é fazer um título para pessoas e não para mecanismos de busca e ranqueamento. O que eu quero dizer é que você deve sim utilizar ferramentas como o Keyword tool, autocomplete do google, Keyword Planner  também do google, WordStream  , Keyword Eye, SEMRush entre outros, para fazer pesquisas. Mas não deve levar tão “a peito” o volume de buscas e Preocupe-se mais com o contexto das palavras mais procuradas e capriche no título feito para pessoas, são elas que vão compartilhar e e elevar a relevância do seu conteúdo.
  •  Pequeno e com qualidade: Em primeiro lugar vamos lembrar que os espaços disponíveis para textos na internet não são muito grandes. A não ser que você faça um textão no seu facebook pessoal, um título muito grande vai enfrentar alguns probleminhas como compartilhamento em redes sociais como Twitter e encaixe no título da página a tag <title> que na maioria dos blogs também receberá o títutlo da publicação. Existe um número ideal de palavras? Alguns dizem que um título ideal tem até 8 palavras, o que pra mim não é uma regra, mas vale o bom senso. E entre ter qualidade e pouco tamanho, melhor ter qualidade não é mesmo?
  •  Usuário é curioso. Desperte o interesse: Aliás, o ser humano é bem curioso e gosta de estar sempre atualizado das novidades, gosta de ser o primeiro a contar e a compartilhar a notícia e quando não muito, gosta de ser o mais polêmico. E não me diga que é mentira! Então desperte principalmente nesses indivíduos que “esparramam” notícias, o interesse pelo seu conteúdo, além de atrair novas pessoas.
  • Conte um segredo: “O segredo para emagrecer rápido”. Todo mundo adora um segredo. Ative a curiosidade do seu leitor.
  •  Imperativo: “Aproveite, Não perca, Experimente”. Muito usada na publicidade esse modo verbal, trabalha na mente humana como uma ordem.
  • Questionamentos: “Você sabe quais alimentos engordam?”. Seu leitor provavelmente já tem essa dúvida e você dirá pra ele que sim, ele não sabe, mas você vai conta-lo como ou porque.
  • Escreva vários títulos: O suor é o mais responsável pelo sucesso do que a criatividade em si. Você já ouviu essa frase de outras maneiras. Então insista e escreva vários títulos, de várias maneiras e solicite a ajuda de um colega de trabalho para dar opinião e te ajudar a escolher. No calor do trabalho, não percebemos pequenos detalhes, erros ou melhorias que podem ser feitas.

Se pensarmos na técnica desenvolvida pela psicologia chamada: AIDA: Atenção, interesse, desejo e ação, não tem erro. Primeiro desperte a atenção, transforme a atenção em interesse, crie o desejo de leitura – seguindo as dicas que te dei acima na lista e por fim o call to action.

Lembre-se um título faz uma promessa e ela precisa ser cumprida. Seguindo essas dicas e treinando muito, você ficará cade vez melhor. Mãos a obra!

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Sabrina Kelly

Mineira de Belo Horizonte, publicitária em formação, apaixonada por viagens e fotografia. É técnica em Sistemas da Informação pelo Colégio e Faculdade Cotemig e fez um intercâmbio em Jornalismo na Universidade de Coimbra, Portugal. Escreve para a Obvious Maganize, produz conteúdo para e-commerce e é criadora da Loja Virtual Feitio.