Estamos vivendo na era da informação em que as informações estão a poucos cliques de distância. Essa facilidade de informação mudou a forma como as pessoas se relacionam entre elas e com marcas e produtos.

A possibilidade de buscar a informação no momento em que quiser e no canal que quiser, mudou o comportamento das pessoas. Hoje, elas querem informações verdadeiras e de confiança antes de comprar um produto. E as fontes de maior confiança são outras pessoas.

Quem nunca foi a um restaurante porque um amigo indicou? Ou nunca viu alguém pedindo indicações de profissionais para contratar? Outras pessoas são a fonte de maior confiança, seja na hora de comprar um produto ou contratar um profissional.

Esse comportamento tão atual, é baseado em uma prática muito antiga: O Marketing Boca a Boca. A diferença está no alcance que o boca a boca tem hoje. Se antes ele era de um para um, hoje ele vai de um para milhões em questão de poucos minutos. Uma recomendação, um review, uma opinião sobre uma pessoa ou um produto pode atingir milhares de pessoas em todas as partes do mundo.

Quando falamos disso, sempre vem a dúvida. Quem são as pessoas que podem falar positivamente sobre minha marca pessoal?

Tenho uma boa notícia! Essas pessoas já existem! São o que chamamos de Defensores de Marca.

Mas quem são os Defensores de Marca?

Podemos definir os defensores de marca como pessoas que se identificam e confiam em uma marca a ponto de recomendá-la a outras pessoas, compartilhar seus conteúdos, escrever recomendações, etc.

São as pessoas que vão te indicar para oportunidades profissionais, ajudar a promover sua marca e que estarão sempre prontas para ajudá-lo.

Olhando para o lado do Personal Branding, os defensores de marca podem ser colegas de trabalho, clientes, fornecedores, parceiros de negócio, leitores e claro, seus amigos e familiares.

Observando a importância que os defensores de marca tem no mundo atual, surgiu uma nova área de estudo dentro do Marketing. O Advocate Marketing, conhecido aqui no Brasil como Marketing de Defensores.

O Marketing de Defensores tem como objetivo identificar e mobilizar os defensores de marca. Muitas vezes temos defensores de marca e nem sabemos da sua existência e por isso não fazemos nada para motivá-los a defender nossa marca. Mais a frente vou mostrar como conquistar e mobilizar defensores para sua marca pessoal.

Mas qual a importância desses defensores para uma marca pessoal?

Um defensor de marca pessoal pode influenciar as opiniões de seus amigos. As pessoas que são defensores da marca são conectores. Eles são líderes em seu círculo de relacionamento e gostam de compartilhar seus interesses com outros líderes. Eles criam conteúdo, compartilham conhecimentos e ajudam os outros.

Defensores de marca pessoal têm um amplo alcance

Os Defensores da sua marca pessoal podem atingir um público ao qual você não tem alcance. Eles são propensos a compartilhar informações e conteúdos a seu respeito com pessoas que você nem conhece. Isso aumenta consideravelmente as oportunidades para sua marca pessoal.

Defensores de marca pessoal são leais

Ninguém é um defensor de algo que não acredita. Eles são defensores, porque realmente confiam em uma marca. Eles têm uma ligação com a marca. Quem poderia ser melhor para falar sobre sua marca pessoal?

Como conquistar defensores para sua marca pessoal?

Produza conteúdo relevante

Uma das formas mais eficientes e escaláveis de se gerar valor é através do conteúdo. Utilizar Marketing de Conteúdo em sua estratégia de Personal Branding, além de lhe atribuir autoridade, também te ajuda a conquistar defensores para sua marca pessoal. Uma pessoa que conseguiu resolver um problema ou crescer pessoal ou profissionalmente por meio de um conteúdo criado por você, tende a ser um defensor seu.

Destaque as pessoas

As pessoas gostam de se sentirem importantes e em destaque, pois isso lhe atribui um status. Compartilhar conteúdo de outras pessoas, indicá-las em seu site ou redes sociais e promovê-las é uma grande forma de gerar valor. Com certeza essas pessoas se sentirão gratas e buscarão retribuir.

Escreva recomendações

Uma recomendação de um profissional que admiramos nos enche de orgulho e alegria. Utilize o LinkedIn para escrever recomendações de pessoas que são defensores de sua marca.

Crie conexões

Apresentar uma pessoa para um contato que pode lhe ser útil é uma ótima maneira de ajudá-lo. Conhece alguém que pode ser importante para outra pessoa? Faça a conexão. Se a conexão gerar bons resultados para os dois lados, você ganhará dois novos defensores da sua marca pessoal.

Agradeça

Um gesto muito simples de conquistar defensores para sua marca é agradecendo quem te ajuda. Alguém compartilhou um conteúdo seu? Agradeça com uma simples mensagem. Alguém te indicou para uma oportunidade profissional? Agradeça com um mimo. Ou que tal enviar uma carta escrita a mão?

Surpreenda

Surpreender é uma das formas mais eficientes de se gerar valor. Faça algo para a pessoa que ela não esteja esperando. Pode ser uma ligação, enviar alguma lembrança, falar dela durante uma entrevista ou palestra. Existem várias formas. Use sua criatividade.

Seja gentil

Gentileza gera gentileza. Essa frase é famosa e se aplica perfeitamente. Seja gentil com as pessoas e elas serão com você.

Ofereça oportunidades

Tem um blog? Ofereça espaço para as pessoas escreverem. Vai promover um evento? Dê oportunidade para alguém novo palestrar. As pessoas nunca esquecerão das portas que você abriu para elas.

Peça feedback

As pessoas gostam de se sentirem importantes. Pedir feedback sobre seu trabalho, sua marca pessoal ou qualquer outro assunto é uma excelente maneira de fazer as pessoas se sentirem importantes e motivadas a te ajudar.

Defenda uma causa

O ser humano tem a necessidade de se sentir socializado e reunir em grupos. Pessoas que tem uma causa para lutar, se reúnem em torno dela e passam a defender uma as outras. Tenha uma causa clara para defender e ganhe uma legião de defensores. Por exemplo: Você é uma nutricionista que é contra o consumo de carne? Defenda essa causa firmemente e conquiste uma legião de defensores que também lutam pela mesma causa.

Acredito que com essas informações fica claro a importância de ter defensores para sua marca pessoal. Lembre-se sempre disso: “Sua marca pessoal é o que as pessoas falam de você”

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Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.