Deixar de lado o desktop para poder acessar a internet pelos dispositivos móveis vem se tornando cada dia mais comum na sociedade brasileira. E não é por menos, já que segundo o próprio IBGE identificou que o celular é o principal meio de acesso no país. E esse comportamento vem trazendo também uma nova realidade para as empresas.

De acordo com o PSafe, a venda de anúncios de mídia mobile cresceu 100% para a Black Friday no mês de outubro. Mesmo com os desafios econômicos, a publicidade online está mais presente na rotina das agências e empresas. Segundo Marco DeMello, CEO da PSafe, de janeiro a setembro deste ano, o “resultado de vendas de mídia mobile cresceu mais de 130%”.

Por mês, o crescimento médio é de 12%, e grandes marcas como Magazine Luiza, Decolar, Netshoes e Smart Fit, por exemplo, apostam no mercado mobile há um bom tempo com estratégias que reforçam conceitos e estimulam as negociações.

E com a aproximação da Black Friday, esses números irão crescer ainda mais, tendo em vista que o consumidor também está ficando mais confiante para ter essa experiência de compra. E ainda tem um fator importante. Como o comportamento das pessoas na hora da compra está mudando, o cliente dificilmente dá uma segunda chance à empresa, ainda mais porque o varejo está bem competitivo.

Uma aposta interessante para este ano é oferecer uma experiência omnichannel. Independente da loja ser física e online, esteja pronto para receber os pedidos em ambos os locais. Segundo o IDC Retail Insights, esse perfil de consumidor gasta de 15% a 30% a mais do que os compradores multichannel.

A cada dia que passa, a conclusão para esse cenário é: para permanecer vivo neste mercado cada vez mais competitivo, é preciso estar ligado nas tendências. As pessoas mudam e vão continuar mudando.

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Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.